REVISTA CIENTÍFICA: Defensorias da Região Norte assinam Termo de Cooperação Técnica para produção anual de revista jurídica

O nome da revista é  ARANDU - Norteando Direitos

 

A solenidade ocorreu hoje (17), em formato virtual, para simbolizar a união das Defensorias na criação da revista científica.

         

Em reunião virtual, nesta quarta-feira (17), os sete defensores público-gerais   assinaram - eletronicamente - o Termo de Cooperação Técnica para a criação da revista jurídica “ARANDU – Norteando Direitos”. O periódico pretende ser anual, com publicação de artigos científicos. A primeira edição tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano

A revista Arandu tem como principal objetivo divulgar, fomentar e publicar artigos e pesquisas jurídicas das sete Defensorias envolvidas no projeto, bem como abrir espaço para o público externo, para as instituições das demais regiões do país, proporcionando meios de estudos e pesquisa para os membros, servidores, comunidades acadêmicas e demais públicos interessados.

Com um discurso uníssono, as autoridades enalteceram a importância de unificar os debates e demandas em comum das instituições no contexto nortista. “Certamente é um momento histórico, que possibilita uma aglutinação dos nossos talentos”, iniciou falando o defensor público-geral de Roraima, Stélio Dener.

Dener acrescentou sobre as particularidades regionais das DPEs. “Todos nós atuamos em Defensorias com características que necessitam de olhares diferenciados dos nossos governantes. Nosso contexto é diferente das demais regiões e aqui, claramente, somos responsáveis por um formato único de assistência jurisdicional. Com esse projeto, meu desejo é que novas portas sejam abertas para futuras ideias de relevância social que sempre estamos dispostos a dar andamento”, salientou.

A defensora pública-geral do Acre, Simone Santiago, afirma que a criação da revista científica surge como uma oportunidade de ampliar as plataformas dos saberes que são construídos dentro das Defensorias e precisam ser reconhecidos. “A Revista Arandu é um veículo de informação que permite alinhar os nossos interesses em comum e, principalmente, exalta a importância da ciência jurídica em regiões como a nossa, que colaboram ativamente com pesquisas e melhorias para a população”, frisou Simone.

PRIMEIRA EDIÇÃO: Após a assinatura coletiva dos membros das Defensorias Públicas, o Termo de Cooperação Técnica será publicado no Diário Oficial de cada uma das instituições.

A revista será disponibilizada somente no formato on-line e ficará hospedada no site da Defensoria Pública do Estado de Tocantins, podendo ser linkada nos demais sites das Defensorias. “A primeira edição está em fase de desenvolvimento da identidade visual e um dos próximos passos será o lançamento do Edital de chamamento de manuscritos”, explicou o assessor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Vilmar Silva.

HISTÓRICO - Planejada durante a quarentena no ano de 2020, o propósito da Revista Arandu foi discutido entre representantes de cada estado da Região Norte. Desde seu conceito até a escolha do seu nome por meio de voto popular, a prioridade da comissão técnica consiste em espelhar a realidade e refletir o trabalho realizado dentro das Defensorias Públicas do Norte.

 

ASCOM DPE - (095) 3623-1615 | www.defensoria.rr.def.br 

 

Top