XIV CONADEP: 15 defensores de Roraima marcam presença em Congresso da categoria no Rio de Janeiro

O evento busca capacitar e falar sobre as especificidades de cada Defensoria

Entre os dias 12 e 15 de novembro, no Rio de Janeiro, será realizado o  XIV CONADEP (Congresso Nacional de Defensoras e Defensores Públicos). O congresso é promovido pela ANADEP (Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos) e pela ADPER (Associação dos Defensores Públicos do Estado de Roraima) e Defensoria Pública do estado de Roraima.

 O evento será das 08h às 12h e 14h às 19h, no Teatro Riachuelo. O CONADEP contará com diversas reuniões, palestras, concurso de teses, sessões transdisciplinares e os painéis sobre memórias, cenários, retratos e desafios.

A delegação de Roraima é composta por 15 defensoras e defensores públicos, são eles:  Christianne Leite,  Elceni Diogo, Elcianne Viana, Geana Aline Oliveira, Jeane Xaud, Juliana Heinzen, Maria das Graças Soares,  Natanael de Lima, Oleno Matos, Rosinha Peixoto, Stélio Dener, Terezinha Muniz, Vera Lucia Pereira e  Wilson Roi

A defensora pública Elceni Diogo, participará do evento representando a DPE/RR e todas as Defensorias do Norte, no painel retratos das Defensorias Públicas, que falará sobre as especificidades da Defensoria na região Norte. Ela também no terceiro dia apresentará o projeto “Facilitadoras de Diálogo”, no concurso de Práticas Exitosas que escolherá os três melhores projetos do País.

Outra presença marcante de Roraima será a defensora pública, Jeane Xaud, que apresentará no concurso de Teses seu trabalho autoral: “O Desafio Contemporâneo da Defensoria Pública na Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres em situação de Violência Doméstica e Familiar”.  O Congresso escolherá as três melhores teses do País.

 “O evento visa à qualificação dos defensores públicos e servidores. Pela importância do tema abordado, nós iremos discutir a realidade profissional e social na qual estamos inseridos, uma vez que essa qualificação é objeto constante de demanda por parte da Defensoria”, comentou o defensor público-geral, Stélio Dener.

Além disso, busca capacitar profissionais para compreender as lutas históricas que ajudaram a configurar o perfil constitucional, bem como as lutas pela implementação das Defensorias estaduais. Onde irão debater a situação atual, mapeando as necessidades orçamentárias, estruturais e de membros e servidores. Por fim, projetar as ideias para o futuro na busca de uma atuação diligente e eficaz”, concluiu.

 

 ASCOM DPE

Top