Jovens aprendizes começam suas atividades na Defensoria

Durante esta semana os jovens estarão em treinamento

Para melhor situar os aprendizes antes de começarem suas atividades, a DPE (Defensoria Pública do Estado) realizou nesta terça-feira, 12, um treinamento com os aprendizes que ingressarão em suas atividades a partir de segunda-feira, 18, em atividades administrativas.

Ao todo são 20 jovens aprendizes que por meio da Defensoria irão vivenciar uma formação técnico-profissional metódica, por meio de atividades práticas correlacionadas com os conteúdos teóricos previstos no programa de aprendizagem.

A duração das atividades práticas dos jovens aprendizes totaliza 20 horas semanais, de segunda-feira a sexta-feira para realização de atividades teóricas e práticas. Com um incentivo de R$ 499,00, para o aprendiz de nível fundamental e médio com carga horária de quatro horas diárias, e vale transporte de R$ 158,40 mensal.

Antes de iniciar propriamente nas funções designadas, a turma passará esta semana por um preparatório comportamental. Eles terão noção de como lidar em uma instituição que atua diariamente com o acesso à justiça com a população hipossuficiente, com treinamento de como utilizar o SEI, GLPI e outros sistemas utilizados pela Defensoria.

“Eles estão conhecendo a estrutura da Defensoria. Também vão conhecer o funcionamento do sistema SEI e como trabalhar com ele, porque esses jovens aprendizes eles vão trabalhar na administração. São 20 aprendizes, sendo 11 jovens pela manhã e nove pela tarde, dependendo do horário das aulas. Pela experiência que nós temos, os aprendizes desempenham um bom trabalho, ajudando na elaboração e execução dos serviços de maneira responsável como um servidor ou estagiário”, comentou a diretora do D.R.H da Defensoria (Departamento de Recursos Humanos),Eunice Almeida. 

De acordo com Eunice, a finalidade do programa é ensinar como fazer um trabalho de qualidade, além de ensinar responsabilidade e compromisso. Pelo fato deles serem aprendizes eles não serão menos cobrados que um servidor ou um estagiário, pois a aprendizagem pode ficar deficiente. Então temos que prepará-los para o mercado de trabalho.   

 

ASCOM DPE

Top