Construir casas, prédios e outros espaços já faz parte da rotina dos trabalhadores da construção civil, mas nesta segunda-feira (31), eles foram convidados a refletir sobre a construção de relações mais saudáveis dentro de casa. A iniciativa reuniu 57 trabalhadores em um canteiro de obras no bairro Caçari, em Boa Vista, durante a ação “Conversa na Obra”, realizada pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). A atividade encerrou as ações em alusão ao Agosto Lilás e teve como objetivo a prevenção da violência contra a mulher a partir da discussão sobre a construção das masculinidades.
A atividade foi realizada por meio da Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (DEPDDM), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Roraima (SINDUSCON-RR). Durante o encontro, foi discutido como padrões tradicionais de comportamento ainda podem refletir nas relações conjugais e sociais.
Os trabalhadores também conheceram os serviços oferecidos pela Defensoria Pública e receberam informações sobre respeito, sinais de violência, comportamentos abusivos e a Lei Maria da Penha. Entre os tipos de violência abordados, estiveram a psicológica, sexual, patrimonial e vicária. A equipe da DPE-RR também ficou à disposição para prestar orientações jurídicas e esclarecer dúvidas dos participantes.
De acordo com a defensora pública Nicole Farias Rodrigues, levar a discussão para o ambiente de trabalho aproxima a educação em direitos de pessoas que nem sempre procurariam espontaneamente esse tipo de orientação, buscando estimular a prevenção de comportamentos que possam resultar em violência.
“A gente não está aqui falando para agressores. Nós estamos falando aqui para pessoas que podem fazer a diferença na sociedade. Todo mundo passa por alguma situação na vida, então o que a gente quer mesmo é levar um diálogo para a prevenção e para o combate à violência contra a mulher. Viemos trazer essa educação em direitos e proporcionar esse momento de diálogo e reflexão”, destacou.
A discussão sobre masculinidades também abordou como os homens aprendem a lidar com sentimentos, conflitos e relacionamentos e de que maneira os modelos tradicionais podem refletir em comportamentos de controle, agressividade e outras atitudes abusivas. A conversa buscou mostrar que existem outras formas de ser homem na sociedade e que mudanças nesses padrões podem contribuir para relações mais respeitosas e saudáveis.
Entre os participantes estava Marjone Romão, de 42 anos, auxiliar técnico de laboratório. Ele afirmou que a conversa trouxe novas informações e que pretende compartilhar o que aprendeu com familiares e amigos.
“Teve assuntos que eu ainda não sabia. Hoje foi um dia que acrescentou mais conhecimento sobre a Defensoria Pública e também sobre a violência. Vou levar isso para a minha família e para os meus amigos, para que eles também tenham ciência. É um conhecimento que a gente pode levar para a vida e compartilhar com outras pessoas”, afirmou.
A participação do SINDUSCON-RR também reforçou a atuação conjunta com a DPE-RR na promoção de cidadania e educação em direitos entre os trabalhadores da construção civil. Para o presidente do sindicato, Clerlânio Holanda, a parceria amplia o olhar do setor para questões que ultrapassam o ambiente profissional e chegam às relações familiares. Segundo ele, a responsabilidade social do sindicato também envolve o bem-estar dos trabalhadores e de suas famílias.
“A construção civil é feita de pessoas, de trabalhadores e trabalhadoras, de homens e mulheres que, acima de tudo, têm uma família. Essa parceria com a Defensoria Pública é muito importante porque nós estamos olhando não só para o trabalhador dentro do canteiro de obras, mas também para a responsabilidade dele dentro do seu lar”, completou.
Trabalho continua após o Agosto Lilás: Apesar de a ação marcar o encerramento da programação do Agosto Lilás da DPE-RR, as iniciativas de prevenção e educação em direitos continuam durante todo o ano. A Defensoria Pública segue oferecendo orientação jurídica a mulheres vítimas de violência doméstica, incluindo informações sobre medidas protetivas e demais providências necessárias em cada caso.
Serviço: A Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher funciona na Casa da Mulher Brasileira, na Rua Uraricoera, 919, Bairro São Vicente, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. A DPE-RR também possui unidades em Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, São Luiz, Pacaraima e Rorainópolis. O atendimento virtual pode ser agendado pelo WhatsApp: (95) 2121-0264.
CCOM – COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO