DIA DA MULHER: Cerca de 120 detentas são atendidas em ação da DPE-RR na Cadeia Feminina

 

Mais de 700 itens também foram entregues às reeducandas, como kits de higiene e jogos de tabuleiro e cartas.

FOTO: ASCOM/DPE-RR

As detentas puderam tirar dúvidas sobre o andamento dos processos e solicitar providências.

 

 A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), por meio do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), promoveu o atendimento de cerca de 120 detentas da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista nesta quinta-feira (23). A ação é alusiva ao Mês Internacional da Mulher.

Também houve a entrega de mais de 700 itens, como kits de higiene e jogos de tabuleiro e cartas para o lazer e bem-estar das reeducandas. O mutirão estava previsto para continuar nesta sexta-feira (24), porém, a agilidade da equipe possibilitou o atendimento de todas em um único dia.

FOTO: ASCOM/DPE-RR

No mutirão, foram entregues materiais de higiene, limpeza e jogos para o lazer das detentas.

 

Conforme o coordenador do Caocrim, defensor público Ronnie Garcia, as principais dúvidas esclarecidas foram sobre a duração da pena, concessão de benefícios, progressão do regime, livramento condicional, andamento de processo e datas de audiências ou julgamentos.

“Além do atendimento que é feito periodicamente por todos os gabinetes dos defensores públicos criminais e da Execução Penal, nesse mutirão conseguimos fazer um pente fino e atender todas as detentas assistidas pela Defensoria Pública, além de identificar algum caso ou pedido de providência a ser adotado”, explicou.

FOTO: ASCOM/DPE-RR

O defensor público-geral, Oleno Matos, acompanhou a ação e destacou o trabalho da Defensoria Pública também na garantia de direitos das pessoas privadas de liberdade.

“É importante frisar que a atuação nesses processos, tanto da Execução Penal quanto ações na área criminal, quando é de responsabilidade da Defensoria Pública, é feita cotidianamente. Esperamos que, agora, também, com o nosso Centro de Apoio Operacional Criminal em todas as unidades prisionais, a gente possa realizar mutirões complexos e de atendimentos a todos, dentro da unidade, duas vezes ao ano”, informou.

A diretora da unidade prisional, a policial penal Thais Micheloni, agradeceu pela realização do mutirão para as detentas sob sua responsabilidade.

“A presença da Defensoria Pública, tanto a estadual como da União, na unidade prisional, é muito relevante para garantir direitos e também um atendimento individualizado, principalmente com relação às grávidas, estrangeiras e indígenas. Esse atendimento pontual dos direitos de cada uma”, disse.

SEGUNDA ETAPA: Em abril, a Defensoria retorna à unidade, acompanhada de parceiros para a realização de exames médicos, sendo o Governo de Roraima, com o Saúde Itinerante, e o Hospital do Amor. A Defensoria Pública da União (DPU) também é parceira no atendimento das reeducandas migrantes e indígenas.

Top