DOCUMENTOS PARA TODOS: Mais de 50 indígenas recebem atendimento para emitir documentos pela DPE-RR

 

Indígenas associados à associação Kapói foram atendidos na terça-feira (28)

 

Foto: ASCOM/DPE

Atendimentos foram realizados na sede da Kapói nesta terça-feira (28)

 

Por intermédio da Defensoria Pública Itinerante de Roraima, mais de 50 indígenas, de cerca de 10 etnias, deram entrada no pedido de certidão de nascimento tardia nesta terça-feira (28). Os atendimentos ocorreram na Associação Cultural Indígena de Roraima KAPÓI, no bairro Aracelis, zona Oeste de Boa Vista.

Outros serviços também foram prestados, como emissão de segunda via de carteira de identidade e atualização de registro civil. Os indígenas são das etnias Wapichana, Macuxi, Patamona, Aruaki, Sateré-Mawé, além de etnias do Pará, Ceará e Maranhão.

Foto: ASCOM/DPE

 

Para o presidente da associação, tuxaua Nelson Martins, a parceria com a Defensoria Pública foi essencial para que os indígenas recebessem assistência e, assim, garantissem seus direitos fundamentais previstos na Constituição Federal.

“Com muita honra, com muito prazer, nós somos representantes de várias etnias do nosso Estado. Hoje, nós temos a parceria da Defensoria com outros órgãos para que a população conheça nossos direitos”, disse o tuxaua.

Já para a chefe de gabinete da Defensoria Itinerante, Graça Carvalho, o carinho dos servidores e o respeito às diversidades são o diferencial nos atendimentos feitos pela DPE Itinerante.

“Nós iremos atender, hoje, mais de 50 pessoas de várias etnias, e todas elas em busca de seus documentos. Estamos com todo esse carinho por eles, pois sempre que vamos à Kapói, nós somos muito bem recebidos. Tem muita gente sem certidão e vamos alcançar essa meta”, ressaltou.

Foto: ASCOM/DPE

 

SERVIÇOS: A Defensoria Itinerante percorre os municípios de Roraima levando os atendimentos do órgão para as populações mais distantes.

São ofertados atendimentos de ação de alimentos, cumprimento de sentença de alimentos, interdição e curatela, tomada de decisão apoiada, divórcio sem bens, auxílio na emissão de documentos, segunda via do registro civil e desarquivamento de processos.

Top