EMPODERAMENTO FEMININO: “A Defensoria deve servir a todos e todas”, diz defensora durante solenidade de posse

 

A cerimônia de posse de Hannah Gurgel ocorreu nesta quarta-feira (1º). Agora, a DPE-RR conta com 27 defensoras.

FOTO: ASCOM/DPE

A nova defensora pública Hannah Gurgel Cavalcanti tomou posse nesta quarta-feira (1º)

 

 

A nova defensora pública Hannah Gurgel Cavalcanti tomou posse nesta quarta-feira (1º), diante de um auditório lotado de servidores e colegas defensoras e defensores. A chegada da nova empossada à Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) reforça ainda mais o empoderamento feminino na instituição. Roraima passa a contar com 27 defensoras e 22 defensores públicos.

A cerimônia aconteceu no auditório do prédio Cível da DPE, na presença de familiares da nova defensora e do Conselho Superior da Defensoria, que também tomou posse.

Em seu discurso de posse, Hannah destacou a importância da acessibilidade da Justiça para a população e que pretende se dedicar à proteção dos menos favorecidos. “Ser defensor público e defensora pública não se resume a prestar a assistência jurídica integral e gratuita. É necessário ir além, ser verdadeiro agente de transformação social. E é justamente nesse exercício de resistência que reside a beleza do ‘defensorar’. É lidando com as mazelas sociais e unindo esforços para modificar o cenário de desigualdade em que está submetida a população, que se pode falar em Justiça”, afirmou.

FOTO: ASCOM/DPE

A nova defensora também ressaltou o quanto é relevante valorizar os povos originários que compõem o estado de Roraima

 

A nova defensora também ressaltou o quanto é relevante valorizar os povos originários que compõem o estado de Roraima. Para ela, a defensoria deve servir a todos. “Diante disso, reitero meu compromisso de lutar incansavelmente para que todos os povos possam ser ouvidos e tenham suas demandas atendidas, a fim de que lhes seja garantida a dignidade humana”, frisou.

O defensor público-geral, Oleno Matos, também discursou e deu as boas-vindas à defensora falando da importância de ter mais uma mulher compondo o quadro de defensores em Roraima. “Hannah, eu pude notar que seu coração é ‘verde’. Já senti que você vive a Defensoria. A vida do defensor é feita de desafios, de aprendizados. É muito bom ter mais uma mulher no nosso time. Seja muito bem-vinda”, declarou.

A mãe da nova defensora, a assistente social Yvoneide Carvalho, não conseguiu conter a emoção ao ver o sonho da filha sendo realizado durante a posse. “A emoção está aflorada em saber que a concretização do sonho de um filho está sendo realizada, não tem preço. Só gratidão e muito agradecimento”, disse.

 

FOTO: ASCOM/DPE

PERFIL: Hannah Larissa de Carvalho Gurgel Cavalcanti tem 28 anos e é natural de Juazeiro, na Bahia. Graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina-PE (Facape), ela é mestre em Ciências da Saúde e Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Filha de uma assistente social e um engenheiro agrônomo, ela estagiou e foi advogada voluntária na Defensoria Pública da União. Também atuou como Analista em Direito na Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Top