Major Alcides é a segunda escola a participar do projeto da Defensoria

Turma de aluno conhece a rotina de atendimento e demais serviços para a população

Alunos do curso técnico em serviços jurídicos da escola estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos visitaram a sede da DPE (Defensoria Pública do Estado) como parte do projeto “Conhecendo a Defensoria”. A aula prática ocorreu nessa terça-feira, dia 27, nos dois prédios da DPE da capital.  

A escola é a segunda da rede pública estadual a participar do projeto, que visa aproximar a comunidade, principalmente estudantil, do órgão, assim estimulando os estudantes a conhecerem o trabalho dos defensores públicos,  a lógica de cuidado da Defensoria com a população e despertar o interesse de jovens a seguir a carreira jurídica.  

Todas as terças-feiras, o projeto divide um grupo de alunos para as visitas, com o intuito dos gabinetes conseguirem dar atenção a todos os alunos. Na primeira visita da Major Alcides, 18 alunos participaram do “Conhecendo a Defensoria”, mas a DPE pretende receber os 80 alunos terceiranistas da rede pública.   

A coordenadora da escola, Maurivânia Wanderley Duarte, acredita que a visita é uma oportunidade única para os alunos. Segundo ela, curso deles é na área de jurídico e é importante que os alunos participem e que conheçam esse universo. Até o momento, eles viram a parte teórica, mas a parte prática é importante eles vivenciarem isso no cotidiano, é um universo novo para eles conhecerem outro seguimento para o curso.

 “Esse projeto já é um sucesso. Nós concluímos o projeto com a primeir a escola que participou e agora iniciamos novo ciclo com outro escola. Serão quatro turmas do Major Alcides, buscamos dar aos alunos do ensino médio do curso técnico jurídico um conhecimento do papel da Defensoria e do defensor perante a sociedade”,  comentou o subdefensor público-geral, Oleno Matos.

Ainda conforme Matos, a meta é promover cada vez mais esse papel da educação em direitos, principalmente, para que esses jovens possam replicar a toda comunidade e aos seus familiares o trabalho desenvolvido pela DPE e, sobretudo, como que a instituição pode assistir aqueles que precisam da garantia dos seus direitos.

Os alunos fizeram um dia de visita a vários núcleos da Defensoria com palestras e conhecendo o atendimento e o manuseio dos processos no dia a dia. De acordo com a aluna Yasmin Dádiva, a visita possibilitou ver o trabalho feito pelo órgão. “Têm coisas que a gente só aprende vendo e eu observei quatro atendimentos, e isso enriqueceu a minha mente do funcionamento da Defensoria, eu penso que o trabalho daqui tem uma importância muito grande, pois vêm muitas pessoas carentes procurar um atendimento e assistência e o trabalho que está sendo feito aqui é muito bom”, ressalta estudante.  

O defensor público-geral, Stélio Dener acredita que a Defensoria está fazendo o papel de levar o direito para esses alunos que estão terminando o curso técnico jurídico.  “A gente percebe que muitos deles querem seguir na carreira jurídica. Dos 18, sete pretendem seguir carreira jurídica. Por isso é de suma importância conhecer uma instituição autônoma, além de ajudar na tomada de decisão de muitos alunos em relação ao futuro. A Defensoria é importante porque ao levarmos o conhecimento de direitos a esses alunos, eles podem refletir esse conhecimento para toda a comunidade”, declarou o defensor público-geral.

No final da visita, o defensor público-geral e o subdefensor público-geral dialogaram com os alunos sobre o real papel da DPE e do projeto Conhecendo a Defensoria. Os alunos receberam de presente a Constituição Federal.

Top