SAÚDE E BEM-ESTAR: Saiba os benefícios da corrida para saúde e boa forma

A prática melhora a aptidão cardiorrespiratória, a ansiedade, entre outras doenças  

Qualidade de vida e bem-estar é o anseio de muitas pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades”. Uma das maneiras de alcançar esta qualidade de vida é a prática de exercícios físicos.

A corrida é um exercício acessível, pode ser praticado a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, sem contar dos inúmeros benefícios que esta atividade proporciona para a saúde.

De acordo com a profissional em Educação Física e árbitra da Confederação de Atletismo, Allana Leal, perda de peso, melhora na capacidade cardiovascular e respiratória, são apenas alguns dos benefícios.      “Dentre os vários benefícios que a corrida proporciona ao nosso corpo, podemos destacar a melhora na resistência muscular, melhora na aptidão cardiorrespiratória, melhora em quadros psicológicos como a ansiedade, melhora na condição do dia a dia como dormir melhor, alivia o estresse e a tensão, como também corrige desvios posturais. Ou seja, a corrida ajuda principalmente na qualidade de vida”, explicou.

          A defensora pública-geral, Terezinha Muniz, mencionou que um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, correr de 5 a 10 minutos por dia pode reduzir o risco de doenças cardíacas e morte precoce. “Quem corre em ritmo lento ou pelo menos caminha com certeza terá resultados melhores comparado às pessoas sedentárias”, avaliou.

CORRIDA - A Associação dos Defensores Públicos do Estado de Roraima (ADPER) e a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE) realizam a 1ª Corrida no dia 19 de Maio, com um percurso de cinco quilometros. Um dos objetivos do evento é motivar defensores, servidores, colaboradores e sociedade em geral a aderir hábito do exercício físico.

“Nosso objetivo é incentivar a todos a não só participarem da corrida, mas de incluir a prática da corrida na sua rotina, incentivar as pessoas a buscarem de fato uma qualidade de vida, pois ela gera o bem-estar de uma sociedade no seu conjunto”, finalizou a defensora pública Elcianne Viana, presidente da ADPER, idealizadora da corrida.

As inscrições já estão abertas e estão sendo realizadas unicamente via on-line pelo endereço eletrônico (www.defensoria.rr.def.br).

A taxa de inscrição é no valor de R$ 50. Lá no site, consta o regulamento, formulário para preenchimento e será atualizado sempre com novas informações.

 

ASCOM DPE (095) 3623-1615

Top