SEMANA DA MULHER: Doenças cardiovasculares é tema de palestra na Defensoria

A palestra, conduzida pelo cardiologista Maurício Nakashima, será quinta (8), a partir das 14h30, no auditório da Sede

O dia Internacional da Mulher (08 de março), será repleto de atividades voltadas a elas na Defensoria Pública do Estado (DPE). Dentre a programação que ocorrerá durante todo o dia, haverá a palestra a partir das 14h30, no auditório da instituição, com o cardiologista Maurício Nakashima, que abordará sobre ‘Fatores de risco para doenças cardiovasculares e sua prevenção’.

Segundo a defensora pública-geral, Terezinha Muniz, o objetivo da palestra é dá atenção aos cuidados que podem ser tomados. “A intenção é mostrar a importância do cuidado alimentar e que pequenas mudanças de hábitos podem contribuir para a qualidade de vida”, informou.

Em todo o mundo, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares, a cada ano, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, a situação não é diferente. A média anual chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos.

Entre as ocorrências mais comuns estão o Acidente Vascular Cerebral (AVC), com 100 mil casos; seguido pelo infarto, com 85,9 mil casos. Doenças relacionadas à hipertensão chegam a 46,8 mil registros e 27,3 mil são de insuficiência cardíaca. Além disso, as mulheres são as principais vítimas de infartos no País e somam 60% dos óbitos pela doença.

De acordo com a entidade, grande parte dessas vítimas tinha comportamentos considerados não-saudáveis, como o tabagismo, o consumo de alimentos com excesso de sal e a prática de atividade física não-adequada.

Vá de Escada- Após a palestra com o cardiologista será feito o lançamento da campanha ‘Vá de Escada’, que visa sensibilizar os membros e servidores da DPE para o uso frequente das escadas, além de estimular os músculos do corpo com o exercício físico e economizar energia. 

ASCOM DPE (095) 3623-1615

 

 

 

Top