CAM: Centro de Atendimento Multidisciplinar da DPE vira intervenção acadêmica

O projeto das estagiárias possibilita ampla divulgação r os trabalhos desenvolvidos pelo centro.

 

FOTO: ASCOM/DPE

Samya Paula Mota e Diane Sthefany Ferreira Diniz criaram um cartaz informativo e distribuíram para setores da DPE

O CAM (Centro de Atendimento Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado de Roraima (CAM) foi tema do projeto de intervenção das acadêmicas Samya Paula Mota e Diane Sthefany Ferreira Diniz, estudantes do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e estagiárias da DPE-RR (Defensoria Pública do Estado de Roraima).  

O projeto foi apresentado pelas autoras aos servidores e servidoras da instituição. Eles tiveram a oportunidade de conhecer ainda mais como funciona o CAM, seus eixos de atuação e como o serviço pode ser solicitado para benefício do usuário e usuária da DPE.   

Segundo a supervisora de Estágio e Assistente Social da Defensoria, Tassiana Mayra Portela, as meninas fizeram um estudo detalhado e perceberam que havia a necessidade de divulgar os trabalhos do CAM, sobre a disponibilidade dos serviços na área do serviço social e da psicologia dentro da Defensoria.

“Vimos a necessidade do projeto de intervenção justamente para trazer essa visibilidade do Centro, pois a nossa profissão é regulamentada pela lei federal 8662/93, com atuação prevista em diversas áreas dentre elas a área sociojurídica, por isso criamos um cartaz com todas as informações, e esperamos que por meio da nossa apresentação, gere resultados positivos”, informou a estagiária Diane Sthefany.

 “A pessoa que chega na Defensoria Pública inicialmente apresenta uma demanda jurídica, seja de orientação ou de atendimento, mas por trás disso, possivelmente há também demandas sociais e demandas psicológicas. O Serviço Social atua justamente para conhecer a realidade social dessa pessoa usuária da Defensoria, do grupo familiar e identificar essas possíveis demandas sociais, para fazer o devido encaminhamento e as intervenções necessárias”, especificou Tassiana.

CONHEÇA O CAM: Conforme a resolução CSDPE/RR nº 050/2017, o Centro de Atendimento Multidisciplinar da Defensoria, é composta por uma defensora pública, duas assistentes sociais, dois psicólogos e seus respectivos estagiários.  O funcionamento do CAM Capital tem por base, os seguintes eixos: Atendimento Psicológico e Social; Educação em Direitos; Resolução Extrajudicial de Conflitos; Mapeamento e Articulação com a Rede de Serviços; e Produção Técnica.

As demandas para o CAM serviço social e psicologia tanto da capital quanto do interior deverão ser encaminhadas por meio do sistema SOLAR - Solução Avançada em Atendimento de Referência, para que haja celeridade ao encaminhamento das informações das assistidas e assistidas pela DPE. Hoje, o CAM está localizado no prédio da Vara Itinerante, na Av. Capitão Ene Garcêz, nº1696, bairro São Francisco.

 

ASCOM DPE (095) 3623-1615

 

 

Top