MAIS DUAS UBS ATÉ MEIA NOITE: Prefeitura de Boa Vista atende parcialmente pedido da DPE-RR em meio a aumento de casos de Covid e gripe

Município ampliou até meia noite o horário de mais duas UBS e estendeu o atendimento até às 20h, aos sábados. Implantação de uma unidade 24h, no entanto, não foi adotada. 

Após atuação da DPE-RR (Defensoria Pública do Estado de Roraima) por meio do GAED (Grupo de Atuação Especial da Defensoria Pública) e a DESP (Defensoria Especializada da Saúde Pública), a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista ampliou de seis para oito o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) com funcionamento até meia noite, sem intervalo para almoço. 

 

O município também implantou uma UBS anexa ao Hospital da Criança com funcionamento até meia noite e determinou atendimento até às 20h aos sábados nas oito UBS exclusivas para Covid. 

 

A requisição da DPE-RR foi apresentada em meio ao aumento de casos de Covid e gripe neste mês de janeiro. O documento foi protocolado no último dia 12 e assinado pelos defensores públicos Paula Regina, Frederico Leão e Januário Lacerda, membros do GAED e pela defensora Inajá Maduro, titular da DESP.

 

Embora a prefeitura de Boa Vista não tenha reconhecido a necessidade de implantação de uma UBS 24 horas, de acordo com o defensor público-geral, Stélio Dener, a DPE persiste com o entendimento da essencialidade desta medida para o atendimento da população, conforme foi requisitado. 

 

“Consideramos que a requisição foi atendida parcialmente, visto que a UBS 24 horas não foi implantada pelo município. Os números de casos seguem em alta e continuaremos atentos às necessidades da população. Porém, enxergamos que a ampliação do horário em todas as unidades exclusivas para Covid, foi mais uma conquista do trabalho da Defensoria Pública de Roraima a favor do povo”, ressaltou.

 

ASCOM DPE

Top