WEBINÁRIO: Defensora representa Roraima em evento da região Norte

O objetivo principal é debater os dados coletados na Pesquisa Nacional da Defensoria Pública 2021

 O evento contará com a participação de defensores públicos da região Norte.

 

Com o objetivo de debater os dados coletados na Pesquisa Nacional 2021, que avalia  o atual estágio de implementação da Defensoria Pública na região Norte do país, defensoras e defensores dos setes estados da região participam, nesta quinta-feira (5) do Webinário: Acesso à Justiça na região Norte. O evento será transmitido ao vivo a partir das 19h (horário de Brasília) por meio do link: http://dpero.link/acessojusticanorte .

O encontro virtual é de iniciativa da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO). Para representar a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), a defensora pública Elcianne Viana, corregedora adjunta da DPE-RR, participará do evento on-line e debaterá temas que fazem referência à distribuição territorial das DPEs, orçamento, questões étnico-raciais e classe. Segundo a defensora, os debates poderão abrir novos leques para expandir horizontes para nossa região:

“É uma oportunidade dos colegas se encontrar mesmo virtualmente e, sobretudo, compartilhar com as demais instituições o funcionamento da nossa estrutura, além da quantidade de comarcas instaladas no estado, a categoria atual dos membros, bem como apresentar todo um diagnóstico para trazer melhorias para nossa Defensoria”, enfatizou Elciane.

Em junho de 2021 foram divulgados dados da Pesquisa Nacional da Defensoria Pública, promovida pelo Conselho Nacional de Corregedores Gerais (CNCG), Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) e Defensoria Pública da União (DPU), com cooperação entre defensores (as) públicos (as) gerais, corregedores (as) gerais, defensores (as) públicos (as) e servidores (as) das Defensorias Públicas Estaduais, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Defensoria Pública da União.

Tal pesquisa objetivou coletar informações acerca do atual estágio de desenvolvimento institucional da assistência jurídica estatal gratuita no Brasil cujo resultado é de suma importância, pois proporciona base empírica para orientar o planejamento de ações estratégicas a serem adotadas para o aprimoramento estrutural da Defensoria Pública, buscando a melhoria dos serviços jurídico-assistenciais prestados à população.

Segundo a defensora, com o resultado da Pesquisa Nacional, os dados poderão contribuir para um melhor desenvolvimento e maior transparência nos atendimentos.  “Com isso, o evento pretende proporcionar base empírica para orientar o planejamento de ações estratégicas para garantir o aprimoramento estrutural dos serviços jurídicos assistenciais prestados à população”, destacou a defensora.

O Webinário é voltado a defensores(as) públicos(as), assessores(as), servidores(as) e estagiários(as) da Defensoria Pública, em especial daquelas unidades federativas integrantes da região Norte; professores universitários; pesquisadores e acadêmicos; profissionais do sistema de justiça e público em geral.

ASCOM DPE (095) 99158-6264 / 99153-3520

 

Top