DESCOMPLICA: Projeto da Defensoria é desenvolvido com alunos de Pacaraima

O projeto tem o objetivo de mediar conflitos e cultura de paz

Os alunos do Colégio Estadual Cícero Vieira Neto, no município de Pacaraima - fronteira com a Venezuelana - foram impactados pelo  projeto Descomplica desenvolvido pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública do Estado (DPE). As atividades ocorreram por dois dias consecutivos, e encerrou-se no último dia 31.

A turma apresentou de forma lúdica tudo o que aprenderam com a defensora pública Elceni Diogo e a equipe de psicólogos e assistentes sociais da DPE sobre a cultura de paz e mediação de conflitos.

Para o participante de origem venezuelana, Robert Seixas, de 12 anos, do 7º ano, o projeto fará mudanças significativas. “O projeto vai fazer muitas mudanças nas escolas. É muito bom! É isso que eu penso do projeto”, comentou.

A Bruna Ribeiro, de 13 anos, do 8º ano, concordou com o colega sobre mudar o comportamento de certas pessoas, a partir de si mesma. “Aprendemos que é errado julgar as pessoas, com isso iremos a partir de nós ensinar aos demais colegas. Todos nós somos seres humanos”, comentou.

Ainda conforme ela, “temos que ser mais amorosos uns com os outros. Muito importante o projeto acontecer em todas as escolas do estado”.

O objetivo do projeto é identificar possíveis conflitos presentes na rotina e cultura escolar, passíveis de intervenção com métodos de resolução de conflitos não adversárias, apresentar as técnicas de mediação, conciliação e arbitragem como métodos de resolução de conflito, estimular a qualidade das comunicações e promover atitudes de compreensão, tolerância e respeito no ambiente escolar.

De acordo com a defensora Elceni Diogo, é a segunda escola do interior a receber a oficina. “Estamos em um projeto piloto para verificarmos a possibilidade de estender o Descomplica para as escolas do interior”, informou.  

“É um projeto que fala de mediação de conflitos com os alunos. O CAM fornece ferramentas lúdicas para que eles saibam como lidar com essas situações que fazem parte do dia a dia escolar”, explicou.

Conforme Elceni, a primeira escola no município de Caracaraí recebeu com muito satisfação a proposta. “São dois dias de oficina e ao final, os alunos recebem certificados de participação. Durante a aprendizagem, os alunos terão visualização de casos, atividade de produção artísticas para atribuir um feedback do que ficou entendido na cultura de paz e mediação de conflitos”, disse.

Top