PRIMEIRA INFÂNCIA: Defensora-Geral prestigia abertura da Semana Municipal do Bebê

A atenção à criança desde a gestação até os seis anos de idade também faz parte da atuação dos defensores públicos do Estado (DPE) que atuam na Vara de Família. Por ser prioridade, o cuidado com a criança e, sobretudo, com o fortalecimento do vínculo familiar, a defensora-geral, Terezinha Muniz, prestigiou a abertura da Semana do Bebê, programa promovido pela Prefeitura de Boa Vista. As atividades desenvolvidas sobre a primeira infância vão até o dia 30.

A abertura oficial do evento reuniu diversas famílias e autoridades. As crianças se divertiram com as brincadeiras, puderam fazer um novo corte de cabelo e provar algumas delícias saudáveis.  Durante a Semana do Bebê ocorrem diversas atividades na sede do FQA, nas unidades básicas de saúde, casas mãe e Centros de Referência da Assistência Social.

A programação inclui palestras sobre a importância da convivência familiar, os benefícios da alimentação saudável para a gestação, vacinação entre outros temas. Mães e filhos também participam de oficinas de shantala, minichef de cozinha, primeiros socorros, teatro, corrida baby, piquenique.

Conquistas do FQA – O FQA já atendeu mais de 10.300 famílias em Boa Vista. Seu principal objetivo é garantir a promoção do desenvolvimento integral da criança, desde a gestação até os seis anos de idade. O programa foi criado em setembro de 2013, por meio de lei municipal. Hoje é reconhecido nacional e internacionalmente como uma política pública inovadora de cuidado com a primeira infância. Entre os prêmios recebidos está o de Boas Práticas - Fundação Abrinq, que também concedeu à prefeita Teresa Surita o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

O FQA também foi apontado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como modelo de política pública integrada voltada ao desenvolvimento infantil. Em julho de 2016, a Universidade de Nova York apresentou, durante o seminário, o resultado das pesquisas realizadas com a implantação do Programa Leitura Desde o Berço (vertente do FQA). O resultado provou a eficiência do projeto adotado em Boa Vista. As crianças que receberam o estímulo dos pais apresentaram um avanço de 14% no vocabulário e 27% na memória.

 

Fonte: PMBV

Top