EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Escola da DPE-RR inaugura plataforma para cursos EAD

 

Iniciativa surgiu de parceria com o Instituto Federal de Roraima (IFRR)

FOTO: ASCOM DPE-RR

Lançamento foi realizado no prédio da Esdep, no Centro de Boa Vista

 

A oferta de cursos a distância pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado Roraima (Esdep-RR) se tornou realidade com o lançamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online desenvolvida por meio de um termo de cooperação firmado com o Instituto Federal de Roraima (IFRR). O evento de lançamento aconteceu no prédio da Esdep, no Centro de Boa Vista.

A Esdep-RR, inaugurada em março de 2022, nasceu para desempenhar o papel da Defensoria em promover a educação em direitos. Em pouco mais de um ano, foram realizados diversos cursos não somente para o público interno da instituição, mas para as equipes de órgãos parceiros e população. Agora, a Escola Superior dá mais um passo na era digital com o lançamento do AVA, que funciona por meio da Plataforma Moodle.

Com esta nova ferramenta, a Esdep-RR poderá disponibilizar materiais didáticos em diversos formatos, incluindo textos, imagens e vídeos, além de oferecer atividades interativas para os servidores, membros e assistidos. O Moodle foi homologado pelo MEC como a plataforma oficial para Educação a Distância e já é amplamente utilizado por instituições educacionais.

FOTO: ASCOM DPE-RR

A diretora da ESDEP-RR, defensora pública Lenir Rodrigues, afirma que a iniciativa representa um avanço significativo no nível de recursos educacionais para a DPE-RR.

“Os cursos em EAD oferecem facilidade para o aprendizado, permitindo que os participantes acessem conteúdo educacional de alta qualidade de forma conveniente, adaptado às suas necessidades individuais”, afirmou.

O coordenador da Escola Superior da DPE, Vilmar Antônio destacou a importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

“O AVA é o ambiente virtual de aprendizagem, onde a pessoa entra lá no moodle e vê o ambiente, os botões, a interface entre a máquina e a pessoa. É como uma sala de aula, que tem quadro, tem cadeiras e outras coisas. O AVA é isso tudo, mas é virtual”, explicou.

O reitor substituto do IFRR, Romildo Nicolau, afirma que “é sempre um enorme prazer poder participar de momentos como esse que fortalecem o ensino a distância no estado de Roraima”, e também destacou a necessidade de expandir ainda mais essa modalidade no estado.

“Nós sabemos que Roraima é um estado que, até pelas suas próprias particularidades, precisa e necessita de um fortalecimento do ensino a distância. Gostaria de agradecer muito a Defensoria Pública por ter nos procurado, por ter acreditado no nosso trabalho e a gente ter consolidado esse termo de parceria e que a gente fortaleça mais ainda o ensino a distância dentro do nosso estado”, disse.

FOTO: ASCOM DPE-RR

Top