Oleno Matos é o novo Subdefensor Público-Geral de Roraima

O defensor público Oleno Matos foi nomeado pela defensora pública-geral do Estado, Terezinha Muniz, nesta quarta-feira, dia 02, para o exercício do cargo de subdefensor público-geral do Estado no biênio 2019/2021.

O termo de posse foi assinado por volta das 10 horas, logo após a leitura do documento realizada pela secretária-geral, defensora Rosinha Peixoto. O defensor Stélio Dener, que exercia o cargo até então, prestigiou o ato solene.

Oleno foi o mais votado dentre os defensores públicos, na eleição da lista tríplice de indicados ao cargo, pelos colegas de profissão, seguido dos defensores públicos Natanael Ferreira e Francisco Francelino.

O novo subdefensor público declarou que volta para a Defensoria já com a responsabilidade de assumir a Subdefensoria Pública, mas sempre pensando em desempenhar o papel de defensor-gestor. “O que significa maior valorização da Instituição, dos membros e servidores, melhoria ao acesso à justiça e, sobretudo, dar continuidade aos avanços significativos, como os alcançados nos últimos dois anos”, comentou ele, referindo-se sobre as inaugurações das novas sedes e ampliação dos atendimentos, aprimoramento das tecnologias, entre outros.

“Espero auxiliar a Administração Superior em tudo que for preciso, além de executar todas as atribuições que hoje são do Subdefensor Público-Geral com afinco. A meta é avançar cada vez mais”, complementou Matos.

PERFIL: Oleno Inácio de Matos, natural de Teresina-PI, há 36 anos vive em Roraima, onde cresceu, estudou, cursou Universidade, constituiu família, e luta em defesa dos direitos das pessoas, como Defensor Público de carreira há mais de 16 anos.

A trajetória de Oleno Matos sempre foi marcada pela capacidade de trabalho e o espírito de liderança, os quais o levaram a ser eleito para dois mandatos como Defensor Público-Geral e, agora, a cinco mandatos como Subdefensor Público-Geral, participando ativamente no cenário nacional da luta pelo fortalecimento da assistência jurídica, integral e gratuita em favor dos mais necessitados.

Oleno é membro atuante nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima. Foi secretário-geral adjunto, secretário-geral, presidente da Banca Examinadora de Exame de Ordem e atualmente é Conselheiro Federal afastado.

Em 2014, licenciado da Defensoria, assumiu o mandato como Deputado Estadual, sendo o mais votado da capital. Como parlamentar, atuou como vice-líder do governo na Assembleia Legislativa e em quatro comissões permanentes. Em fevereiro de 2016, ocupou o cargo de Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de Roraima, onde permaneceu até dezembro de 2017. Logo após, retomou suas atividades parlamentares na Casa do Povo.  

Oleno participou da criação de várias Associações de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Integrou o Conselho Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência, bem como contribui com as ações do Conselho dos Direitos dos Idosos, sempre buscando ajudar com o seu trabalho para o desenvolvimento do Estado de Roraima.

Top