Acesso aos direitos: da linguagem simples à inteligência artificial no Conbrascom 2024 em Fortaleza

Acesso aos direitos: da linguagem simples à inteligência artificial no Conbrascom 2024 em Fortaleza. DPCE apoia o evento

 
   
 

Fortaleza será o palco da 23ª edição do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). Marcado para os dias 19, 20 e 21 de junho, o evento reunirá assessores de comunicação de diversas esferas do sistema de justiça para um intercâmbio de experiências e debates. Este ano, o tema central do Conbrascom 2024 será “Acesso aos direitos: da linguagem simples à inteligência artificial”.

“A realização do Conbrascom 2024 em Fortaleza é uma oportunidade única para promovermos um intercâmbio de experiências e fortalecermos a comunicação no sistema de justiça,” afirma Débora Diniz, presidente do FNCJ e diretora de comunicação da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. “O nosso evento foca numa comunicação acessível e inclusiva, essencial para garantir que todos os cidadãos compreendam e exerçam seus direitos de maneira plena”.

Programação Diversificada
As atividades começarão no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), com a abertura oficial e a palestra magna, que será realizada com a presença da palestrante Sheila de Carvalho, que discutirá “Acesso a direitos: da linguagem simples à inteligência artificial”. No segundo dia, 20 de junho, os debates continuarão com temas como o desafio da IA nas instituições, a importância da linguagem simples e a escuta de histórias que a IA não alcança, culminando com a mostra de cases finalistas. Entre os palestrantes, destacam-se Edney Souza, Olivia Rocha Freitas, Welkey Costa do Carmo, Cláudio Ribeiro e Débora Diniz.

No dia 21 de junho, o evento prossegue com reuniões setoriais pela manhã e discussões sobre desafios contemporâneos, ética, diversidade, acessibilidade e sustentabilidade à tarde, com a presença da palestrante Viviane Mosé. A plenária encerrará as atividades do dia, preparando o terreno para a tradicional cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que há 21 anos reconhece os melhores projetos de comunicação social em diferentes categorias.

Apoio local
A Defensoria Pública do Estado do Ceará lidera a organização local, com o suporte de várias entidades do sistema de justiça cearense, incluindo a Justiça Federal, o Ministério Público do Ceará, o Ministério Público do Trabalho do Ceará, a OAB Ceará, o Tribunal de Contas do Ceará, o Tribunal de Justiça do Ceará e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Pré-evento
As oficinas, que fazem parte da programação do pré-evento do Conbrascom 2024, acontecerão no dia 19 de junho na OAB CE (Rua Valdetário Monteiro, 01 – Guararapes, Fortaleza – CE, 60810-011). Serão oferecidas atividades simultâneas ministradas por especialistas renomados, incluindo Markos Montenegro, que conduzirá uma oficina sobre reportagem multimídia; Lídia Nercessian, que abordará a normatização dos setores de comunicação; Mônica Saraiva, que discutirá a adoção da linguagem simples; e Brazil Nunes, que apresentará a oficina de acessibilidade na comunicação. Essas oficinas têm como objetivo proporcionar um treinamento prático e especializado aos participantes, preparando-os para os desafios contemporâneos da comunicação no sistema de justiça.

Participação Roraimense
A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) marcará presença no evento com a participação do defensor público-geral, Oleno Matos, na mesa de abertura. Como presidente do Condege (Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais).

A DPE-RR é finalista do 23° Conbrascom na categoria Vídeo Institucional, com a série “Meu Pai Tem Nome” e será representada pelos profissionais da Assessoria de Comunicação, Celton Ramos, Vanessa Fernandes, Walber Medrado, Matheus Ilya e Lílith Áquila.

Serviço:
Data: 19, 20 e 21 de junho de 2024
Locais: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e OAB-CE
Credenciamento e Oficinas: OAB CE – Rua Valdetário Monteiro, 01 – Guararapes, Fortaleza – CE, 60810-011
Abertura e evento: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) – R. Dr. Pontes Neto, 800 – Luciano Cavalcante, Fortaleza – CE, 60813-600
Prêmio: Náutico Atlético Cearense – Av. da Abolição, 2727 – Meireles, Fortaleza – CE, 60165-081

PROGRAMAÇÃO

19/06
LOCAL – OAB-CE: Rua Valdetário Monteiro, 01 – Guararapes, Fortaleza – CE, 60810-011
9h – 9h30 – CREDENCIAMENTO
9h30 – 12h – Oficinas simultâneas

OFICINA 1 – Reportagem multimídia: Fotos, captação e edição de vídeo de celular
Ministrante: Markos Montenegro
OFICINA 2 – Normatização dos setores de comunicação
Ministrante: Lídia Nercessian
OFICINA 3 – Linguagem Simples na comunicação pública
Ministrante: Mônica Saraiva
OFICINA 4 – Oficina de Acessibilidade na Comunicação
Ministrante: Brazil Nunes
***VAGAS DAS OFICINAS ESGOTADAS!***

LOCAL – TRE-CE: R. Dr. Pontes Neto, 800 – Luciano Cavalcante, Fortaleza – CE, 60813-600
18h30 – 20h30 – Abertura e Palestra Magna Acesso a direitos: da linguagem simples à inteligência artificial
Moderadora: Débora Diniz
Palestrante: Sheila de Carvalho
Palestrante: Pedro Doria

20/06
8h – 9h – CREDENCIAMENTO

9h – 10h30 – O desafio da IA nas instituições
Moderadora: Taciana Cuadros
Palestrante: Edney Souza

10h30 – 11h – Intervalo
11h – 12h30 – Linguagem simples
Moderadora: Bianca Felippsen
Palestrante: Olivia Rocha Freitas
Palestrante: Welkey Costa do Carmo
12h30 – 14h –  Intervalo
14h – 16h – Ouvir histórias: o que a IA não alcança
Moderador: Bruno de Castro
Palestrante: Claudio Ribeiro
Palestrante: Débora Diniz
16h – 17h – Mostra de cases finalistas

21/06
9h – 12h – REUNIÕES SETORIAIS
12h – 14h –  Intervalo
14h – 15h30 –  Desafios Contemporâneos: ética, diversidade, acessibilidade e sustentabilidade
Moderador: Luciano Augusto
Palestrante: Viviane Mosé
15h30 – 17h30 – Plenária
20h – Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
Local: Náutico Atlético Cearense – Av. da Abolição, 2727 – Meireles, Fortaleza – CE, 60165-081
Carga horária: 30h/aula

Top