Evento encerra campanha do Setembro Amarelo com atividades lúdicas e educativas, envolvendo alunos e famílias
FOTO: ASCOM/DPE-RR
Serão formadas 10 equipes, cada uma com 15 integrantes, enquanto os demais alunos comporão a torcida organizada
No próximo dia 27 de setembro, a Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro receberá a primeira “Gincana pela Vida”, uma iniciativa educativa promovida pela Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR). O evento marca o encerramento da campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
Com o objetivo de criar um ambiente lúdico e acolhedor, a gincana incentivará os estudantes a refletirem e dialogarem sobre questões emocionais de forma leve e participativa. A ação destaca a importância da empatia, integração e apoio mútuo.
Para a orientadora pedagógica da escola, Marlete Araújo, o evento é uma oportunidade de engajamento não só dos alunos, mas também das famílias. “Recebemos essa parceria com muita gratidão. Setembro é o mês de valorizar a vida, e a Defensoria Pública escolheu nossa escola para realizar essa primeira gincana. Os alunos e seus pais podem participar e refletir juntos”, afirmou.
Serão formadas 10 equipes, cada uma com 15 integrantes, enquanto os demais alunos comporão a torcida organizada. Os professores atuarão como monitores das atividades. A ação mobiliza cerca de 50 servidores da DPE-RR, incluindo profissionais do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM).
FOTO: ASCOM/DPE-RR
A influenciadora digital Débora Gurgel será a apresentadora da gincana
O evento também conta com a participação de estudantes de Psicologia das faculdades Estácio e Unama. A influenciadora digital Débora Gurgel, que será a apresentadora da gincana, expressou seu entusiasmo em participar de uma atividade tão especial no bairro onde cresceu, o Silvio Leite, onde a escola está localizada.
“Participar dessa gincana no lugar onde cresci é muito gratificante. Setembro aborda um tema sério que muitos ainda não dão a devida atenção, mas as doenças mentais são graves. Acho incrível que a Defensoria e a escola estejam tratando isso com as crianças de maneira tão interativa”, disse Débora, que também prometeu participar ativamente das dinâmicas. “Vou me divertir com eles, será uma tarde de brincadeiras e aprendizado. Tenho certeza de que será um sucesso”, completou.
EXPECTATIVAS: Para a aluna do 9º ano, Ana Rafaela Costa, a expectativa é grande. “Estou pronta para ganhar medalha, eu quero sorvete e cachorro-quente. Vou querer tudo!”, disse, rindo. Sobre a temática da gincana, ela acredita que vai ajudar muitas pessoas. “É importante preservar a vida. As pessoas precisam pensar antes de fazer alguma coisa, porque a vida é linda”, comentou.
Já o colega de turma, João Victor Araújo, mencionou que participará porque é uma forma de sair da rotina. “Vamos aprender sobre um assunto que ainda é tabu, enquanto nos divertimos com os colegas”, disse.