Versão Antiga
Acompanhe a gente

PRIMEIRA DO ANO: Carreta dos Direitos leva atendimento gratuito para o bairro Nova Cidade

Além dos serviços da DPE-RR, também haverá emissão de RG e CPF, por meio do Instituto de Identificação e Receita Federal

Primeira ação da Carreta dos Direitos será na Praça do Nova Cidade – FOTO: ASCOM/DPE-RR

O bairro Nova Cidade será palco da primeira ação da Carreta dos Direitos em 2025, nos dias 3 a 7 de fevereiro, das 8h às 14h, na Praça do Nova Cidade, em Boa Vista. Além dos serviços da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), a população também poderá solicitar a emissão de documentos como RG e CPF.
A Carreta dos Direitos facilita o acesso à justiça para a população vulneráveis, especialmente para quem vive em áreas distantes do Centro. Em parceria com outros órgãos, a Carreta dos Direitos realizou 1.333 atendimentos no ano passado.

Nesta ação, serão disponibilizados serviços de direito Criminal, Cível e Familiar por meio da Defensoria Itinerante e da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem. Parceiros como o Instituto de Identificação e a Receita Federal reforçam a ação, que inclui emissão de documentos e orientações.

Para a emissão de 1ª do RG, incluindo o novo RG Nacional para maiores de 12 anos, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento. Menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável. Para a 2ª via do RG, é necessário pagar o DARE. As informações estão disponíveis no site da Polícia Civil de Roraima (https://policiacivil.rr.gov.br). Já a Receita Federal realizará inscrição e emissão de CPF, inclusão do Título de Eleitor e alteração de dados cadastrais.

O defensor público-geral da DPE-RR, Oleno Matos, destacou a importância da iniciativa. “Estamos aqui para alcançar quem enfrenta dificuldades em acessar serviços jurídicos. Nosso objetivo é levar cidadania e documentação às regiões mais afastadas, garantindo que a Defensoria esteja presente na vida de quem mais precisa”, afirmou.

A defensora pública Elceni Diogo também ressaltou as expectativas para o evento. “As expectativas para essa primeira ação da Carreta dos Direitos é que ela seja um sucesso, como foram as anteriores no ano passado. Esperamos que a população do bairro Nova Cidade e dos bairros adjacentes compareça em massa”, disse.

Para receber atendimento da DPE-RR, é preciso apresentar documento oficial com foto (RG, CNH ou outro válido), CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e documentos da sua demanda (contratos, processos judiciais, laudos médicos, etc.).

 

COMPARTILHAR

Skip to content