Foi comprovado que o cidadão era réu primário, sem processos ou ligação com facções criminosas
Após passar nove dias preso, J.A.R teve sua liberdade restabelecida por um pedido de revogação da prisão preventiva – FOTO: ASCOM/DPE-RR
Natural da Venezuela, J.A.R, 28, foi acusado de receptação após receber um celular que sabia ser produto de furto, em 2018. Durante sua audiência de custódia foi concedida liberdade provisória, desde que cumprisse algumas medidas cautelares.
O assistido, beneficiário da Operação Acolhida, se mudou para o Paraná juntamente com sua família em busca de melhoria de vida e emprego. Lá ele viveu 6 anos sem fornecer endereço ou número para a justiça, deixando de cumprir essas obrigações legais.
O juízo da 1ª Vara Criminal Residual expediu um mandado de prisão para J.A.R. que acabou sendo preso. A família do rapaz foi quem procurou a ajuda da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) para que ele fosse solto. O defensor público do Núcleo Criminal, Wilson Roi, apresentou a defesa.
“O Ministério Público tentou localizá-lo para comparecer em audiência, mas não o encontrou. O juiz determinou a prisão dele e, quando a família nos procurou, nós explicamos para o juiz que ele se deslocou em razão do trabalho, que ele levou os filhos, que estão estudando lá e que ele estava estável no Paraná”, explicou o defensor.
Com a ajuda da DPE-RR foi comprovado que o cidadão era réu primário, sem processos ou ligação com facções criminosas e que, inclusive, estava empregado em uma oficina na cidade de Curitiba.
Após passar nove dias preso, J.A.R teve a prisão preventiva revogada, desde que cumprisse com as medidas que são manter contato telefônico e endereço atualizados, usar monitoramento eletrônico e se apresentar por videoconferência sempre que necessário.
Atendimento Núcleo Criminal: O atendimento no Núcleo Criminal da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) está localizado na Rua Soldado PM Arineu Ferreira Lima, 1415, no bairro Caranã, em Boa Vista, e funciona de segunda à sexta-feira,das 8h às 14h. Outra opção é o atendimento virtual, por meio do serviço DIVA disponível pelo WhatsApp no número (95) 2121-0264.