XVI CONADEP reúne cerca de mil membras e membros de todo o país para discutir justiça e fortalecimento da Defensoria Pública
Doze defensoras e defensores públicos de Roraima estarão entre os mil participantes do XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), o maior encontro nacional da categoria no país. O evento ocorre de 12 a 15 de novembro, em São Luís, no Maranhão, e recebe figuras importantes do cenário jurídico e de direitos humanos para debater temas relevantes e aprimorar a atuação pública.
Organizado pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP, Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Maranhão (ADPEMA) e apoio do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE), o congresso abordará temas como justiça criminal, democracia e o papel da Defensoria na era digital, abrindo o caminho para discussões que buscam aperfeiçoar o acesso integral e gratuito aos direitos, reafirmando o compromisso com a justiça social e a inclusão.
Realizado no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, em São Luís, O XVI CONADEP reúne cerca de mil defensoras e defensores públicos do país durante quatro dias.
A cerimônia de abertura acontece nesta terça-feira (12/11), às 18h30, com uma palestra magna proferida pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. O encerramento, no dia 15, está programado para 10h, com conferência especial de ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino.
Os temas abordados nos painéis incluirão meio ambiente, democracia e Defensoria Pública; Defensoria Pública na era digital; Defensoria Pública e interseccionalidades; e acesso à justiça criminal e grupos vulneráveis.
O presidente do Condege e defensor-geral de Roraima, Oleno Matos, diz que a ida da delegação roraimense ao maior evento da categoria é comprometida com a melhoria contínua. “A presença das nossas defensoras e defensores de Roraima neste congresso é um compromisso com a qualificação contínua e a luta por uma sociedade mais justa e acessível para todas e todos”.
Promovido a cada dois anos, o evento se tornou referência para o fortalecimento da Defensoria Pública, sendo um espaço essencial para a troca de experiências e o aprimoramento da atuação em defesa dos direitos e da cidadania.