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DESCOMPLICA: Alunos elogiam projeto da DPE-RR para resolução de conflitos nas escolas

Iniciativa envolve alunos em atividades práticas para fortalecer o diálogo e o autoconhecimento

Durante três dias os alunos da Escola Estadual Ulysses Guimarães se aprofundam na resolução de conflitos – FOTO: ASCOM/DPE-RR

“É um projeto diferente, porque não é só palestra; eles falam com a gente, interagem”, diz Gean Alefe Teixeira, de 15 anos, aluno do sétimo ano da Escola Estadual Ulysses Guimarães, em Boa Vista. Gean e seus colegas participaram do Descomplica, projeto da Defensoria Pública de Roraima, que transforma a sala de aula em um ambiente para aprender sobre convivência, empatia e resolução de conflitos.

Desde 2018, o Descomplica atua para mediar conflitos e estimular o autoconhecimento entre jovens. Para Tassiana Portela, assistente social do projeto, o essencial é estabelecer confiança. “Embora existam temas comuns entre as escolas, há particularidades em cada unidade. A criação de um vínculo de confiança é fundamental para que os alunos se sintam à vontade para participar e expressar suas opiniões”, explica ela.

A atividade, que encerra nesta sexta-feira (08), inclui oficinas teóricas e práticas com carga horária de 12 horas, coordenadas pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar e Câmara de Conciliação e Mediação com apoio da Escola Superior da DPE-RR (Esdep).

Josiane Costa, 13, também do sétimo ano, ressalta a importância das atividades de empatia. Ela observa que a maior necessidade entre os alunos é justamente a falta de empatia, mas acredita que o projeto pode ajudar a mudar isso. “Pretendo compartilhar o que aprendi e usar isso para ajudar outras pessoas e a mim mesma”, afirma.

FOTO: ASCOM/DPE-RR

O Descomplica é realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Roraima, através da Divisão Psicossocial do Estado (DIPSE). O programa seleciona uma escola por mês, levando atividades que abordam temas como bullying, necessidades humanas e a importância do diálogo na resolução de conflitos.

“Trabalhamos temas como conflitos e autopercepção, questões importantes para adolescentes em desenvolvimento. Falamos sobre as necessidades de cada um e abordamos o conflito como um elemento natural da vida, que pode gerar mudanças positivas”, explica Tassiana

Com o fim do ano letivo, a equipe da Defensoria já planeja aprimorar o projeto para 2025, mantendo o objetivo de alcançar novas escolas e continuar promovendo um espaço de transformação para os adolescentes roraimenses.

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