Acesso Institucional
Acompanhe a gente

DESCOMPLICA: Alunos da Escola São José aprendem importância de gerenciar conflitos em iniciativa da DPE-RR

Programa promove ações de prevenção e combate ao bullying no ensino médio e fundamental

Programa é aplicado pela Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem e a Escola Superior da DPE-RRFOTOASCOM/DPE-RR

 Para promover a cultura da paz e o gerenciamento de conflitos no ambiente escolar ou familiar, alunos da Escola Estadual São José participam do projeto ‘Descomplica’, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). A atividade, que encerra nesta quinta-feira (31), das 8h30 ao meio-dia, inclui aulas teóricas e práticas, dinâmicas e oficinas interativas coordenadas pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar, da Câmara de Conciliação e Mediação.

FOTOASCOM/DPE-RR

Sob a coordenação da defensora pública Elceni Diogo, o programa Descomplica promove ações de prevenção e combate ao bullying entre estudantes do ensino fundamental e médio, além de desenvolver habilidades essenciais de comunicação, empatia e resolução de conflitos.

“Durante a vida, estamos sempre enfrentando algum conflito. Aqui, não oferecemos uma solução específica para cada um deles, mas formas de gerenciamento. Precisamos entender o que são e como lidar com conflitos em todas as áreas da vida, dentro ou fora do ambiente escolar”, afirmou a defensora.

 

FOTOASCOM/DPE-RR

Um dos alunos do sétimo ano, Francisco Pereira, compartilhou sobre a aprendizagem. “Foi legal aprender um monte de coisas e refletir mais sobre minhas ações. O que eu levo para casa é o respeito”. O colega Samuel Ferreira Xavier, também do sétimo ano, completou: “Achei muito legal e divertido saber mais sobre como respeitar e lidar com conflitos. As dinâmicas foram bem elaboradas e ajudaram a entender melhor os temas”, frisou.

FOTOASCOM/DPE-RR

Conforme Elceni, o principal legado do projeto nas escolas é o fortalecimento dos alunos por meio da mediação. “O Descomplica é um programa muito importante da DPE-RR, presente nas escolas do Estado desde 2018”, ressaltou.

COMPARTILHAR

Skip to content