Acesso Institucional
Acompanhe a gente

CONQUISTAS LITERÁRIAS: Defensoria Pública premia jovens talentos vencedores do Concurso de Redação

Concurso trouxe à tona o tema “Defensoria e os direitos da pessoa com deficiência”

“Acredito que o concurso da Defensoria Pública foi importante para conscientizar sobre os direitos da pessoa com deficiência!”, diz vencedora – FOTO: ASCOM/DPE-RR

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) realizou, nesta segunda-feira (30), a cerimônia de premiação do 3º Concurso de Redação, na Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).

O evento honrou os vencedores das categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio e Plano de Mobilização para Escola com certificados, placas de honra ao mérito e premiação em dinheiro entre R$ 500 e R$ 1.500.

Em um concurso que trouxe à tona o tema “Defensoria e os direitos da pessoa com deficiência”, o primeiro lugar foi conquistado pela estudante Isabela Mussato, do Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges, que contou que ficou surpresa com a conquista, mas que se sentia imensamente feliz por ter alcançado o resultado.

“Acredito que o concurso da Defensoria Pública foi importante para conscientizar sobre os direitos da pessoa com deficiência. Antes de escrever essa redação, eu não tinha muito conhecimento sobre o assunto e descobri várias dificuldades que eles enfrentam. É interessante rever essa situação, pois as pessoas precisam ter seus direitos atendidos”, disse Isabela.

Durante a cerimônia, a diretora-geral da Esdep e defensora pública, Lenir Rodrigues, expressou sua admiração pelos participantes e destacou a importância da escrita como uma ferramenta para criar mudanças sociais significativas.

“Estamos verdadeiramente inspirados pelos talentos literários que vimos. Esses jovens não apenas demonstraram habilidades excepcionais de escrita, mas também compartilharam ideias poderosas sobre como podemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou.

Além dos prêmios individuais, as escolas e os orientadores dos vencedores também foram reconhecidos por seu papel fundamental em apoiar e orientar os estudantes durante o concurso.

O defensor público-geral, Oleno Matos, destaca a importância de a instituição estar empenhada em capacitar os jovens para se tornarem cidadãos engajados e informados.

“Nós ficamos muito felizes em estar aqui, em mais um ano, com um recorde de inscrições em todas as categorias, onde podemos demonstrar e honrar o poder da escrita e do compromisso da DPE-RR em promover a educação e os direitos humanos na comunidade”, disse Oleno.

O concurso foi realizado por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seed), que foi representada no evento por Nonato Mesquita, secretário-geral do órgão.

A Defensoria Pública expressa sua gratidão às escolas, educadores e pais por seu compromisso em nutrir o potencial dos jovens escritores. O 3º Concurso de Redação é parte integrante dos esforços contínuos da Defensoria Pública para promover a educação e os direitos humanos em Roraima.

COMPARTILHAR

Skip to content