Iniciativa da Defensoria Pública ensina jovens a gerenciar conflitos e construir um ambiente escolar harmonioso.
FOTO: ASCOM/DPE-RR
Neste mês, projeto foi desenvolvido com alunos do 8º ano da Escola Estadual José Nepote.
O ambiente escolar pode ser muito desafiador e repleto de conflitos para as crianças e adolescentes que convivem nele. Clara Vitória, aluna de 13 anos do oitavo ano da Escola Estadual José Nepote, compartilhou sua experiência com o bullying e como lidou com isso.
“Meus dentes da frente são um pouco maiores e meu cabelo é arrepiado, e por isso sofri bullying. Fiquei desconfortável e triste, mas ergui a cabeça e contei para meus pais, que lidaram com a situação”, conta a estudante.
Porém, ao participar do projeto Descomplica, a aluna explica como o projeto a ensinou a lidar com conflitos e a como evitá-los. “Aprendi que, ao evitar conflitos, podemos escutar os outros e lidar melhor com as situações”
A Defensoria Pública de Roraima, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, desenvolve desde 2018 o projeto Descomplica. A iniciativa, que foi implementada com sucesso na Escola Estadual José Nepote neste mês, visa ensinar jovens a gerenciar conflitos e a promover a cultura da paz dentro do ambiente escolar.
FOTO: ASCOM/DPE-RR
Com uma carga horária de 12 horas distribuídas em três manhãs, o projeto aborda temas como a identificação e o gerenciamento de conflitos, além de apresentar estratégias de mediação.
“Trabalhamos com o foco na educação em direitos e é muito importante trabalhar com esses jovens de forma profilática, prevenindo a ocorrência de conflitos e preparando-os para que a mediação seja sempre uma opção. Isso estimula a mediação nas escolas e ajuda os jovens a desenvolverem uma postura mediadora”, explica Elceni Diogo, defensora pública.
O projeto mostra resultados positivos, com os alunos absorvendo os conceitos de mediação de forma eficaz, e através das atividades realizadas durante a palestra, demonstram um avanço. “Eles absorvem com muita facilidade e estão na idade ideal para aprender. Trabalhamos com adolescentes de 12 a 15 anos, e acredito que estão no momento perfeito para entender esses conceitos”, destaca a defensora.
FOTO: ASCOM/DPE-RR
Para Rosângela Mendes, gestora da Escola Estadual José Nepote, o projeto Descomplica é fundamental para criar um ambiente escolar pacífico e destaca o impacto positivo que pode gerar nos alunos.
“Eu amo esse projeto e quero que ele tenha raízes profundas e permanentes. O nome já diz, ‘Descomplica’. Esse projeto é fundamental para os alunos que estão na fase mais complicada e crucial de suas vidas, enfrentando muitas vezes dificuldades familiares, e precisamos saber lidar com isso”, relata a gestora.