Maria Lucia de Lucena assumiu a presidência e Virginia de Alencar a vice-presidência
FOTO: ASCOM DPE/RR
O Coede é formado por conselheiros e suplentes de diferentes órgãos estaduais e entidades da sociedade civil
Foi realizada na manhã desta quinta feira (06) a cerimonia de posse da nova diretoria do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE/RR), para o biênio 2025/2026.
Maria Lucia de Lucena assumiu a presidência do Conselho e Virginia de Alencar, a vice-presidência. A diretoria é formada por conselheiros e suplentes de diferentes órgãos estaduais e entidades da sociedade civil.
“Vamos fortalecer as associações, fazer parcerias e cursos para que as pessoas com deficiência saibam seus direitos e onde buscar esse apoio”, afirmou a nova presidente.
A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) faz parte do Conselho e é representada pelo defensor público-geral, Oleno Matos. Ele destacou a relação de parceria.
“A Defensoria Pública é uma instituição que, desde a criação do COEDE, tem sido mais que membro, mas um grande parceiro. E aqui nós manifestamos aquilo que a Defensoria sempre faz, que é estar próximo ao COEDE, que também representa o público da Defensoria Pública, as pessoas invisibilizadas, as mais carentes. Espero que nós possamos ter um grande biênio, não só de mudança legislativa, mas fazer com que a legislação que hoje existe, seja obedecida”, afirmou Oleno.
FOTO: ASCOM DPE/RR
O COEDE fica localizado no Setrabes e atua na formulação de políticas públicas, acompanhamento e fiscalização da implementação dessas políticas, além de atuar como um espaço para o debate de questões relacionadas à inclusão social.