ASSÉDIO NO TRABALHO: Defensoria orienta servidores da CAERR sobre assédio moral e sexual

DPE-RR foi convidada a integrar a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)

Defensora Terezinha Muniz é titular da Especializada da Mulher

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), por meio do Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, realizou na quarta-feira (24) uma palestra sobre assédio moral e sexual no trabalho, como parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) promovida pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAERR).

A palestra foi ministrada pela defensora pública Terezinha Muniz, titular da Especializada. Ela destacou os impactos do assédio no ambiente profissional, tanto para os servidores quanto para a própria instituição. “Uma pessoa que sofre assédio está suscetível a desenvolver doenças de cunho mental e psicológico, o que afeta diretamente sua produtividade e pode culminar no afastamento do trabalho. O prejuízo é para todos porque se o trabalhador adoece, é a instituição que responde pelos danos”, alertou Terezinha Muniz.

A defensora também ressaltou a importância da ação preventiva. “Participar da SIPAT pelo segundo ano consecutivo é uma forma de cumprir nosso papel institucional, levando educação em direitos ao ambiente corporativo. É fundamental que trabalhadores e gestores reflitam sobre atitudes que podem caracterizar assédio moral ou sexual, prevenindo práticas que causam sofrimento ainda é o melhor remédio”, completou.

Para o presidente da SIPAT da CAERR, Juarez José da Silva, a presença da Defensoria é sempre bem-vinda. “A defensora Terezinha é nossa parceira. A palestra dela sobre assédio moral e sexual é muito importante para que não ocorra isso entre nossos servidores. Esse tipo de ação é essencial para a conscientização dos trabalhadores”, destacou.

O assistente administrativo Lucas Loureto, que participou da palestra, reforçou a importância do tema dentro das instituições. “Essa foi a segunda vez que assisti à palestra da defensora Terezinha, e sempre aprendo algo novo. É fundamental que os colaboradores saibam reconhecer e denunciar situações de assédio. Esse tipo de iniciativa deveria ser levado também a empresas menores”, avaliou.

Além da palestra, a ação contou com atendimentos da Defensoria Itinerante, em conjunto com outros parceiros, como Hospital do Amor, Detran-RR, Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Casa da Mulher Brasileira. As atividades da SIPAT na CAERR seguem até sexta-feira (25), com programação voltada à saúde mental, segurança no trabalho e bem-estar dos servidores.

COMPARTILHAR

Pular para o conteúdo