Versão Antiga
Acompanhe a gente

ACESSO À JUSTIÇA: DPE-RR participa de 1ª Conferência Estadual de Direitos dos Povos Indígenas nesta quinta

Defensoras atuarão como palestrantes, compartilhando experiências e conhecimentos sobre a atuação na garantia dos direitos indígenas

FOTO: ASCOM/DPE-RR

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) participará da 1ª Conferência Estadual de Direitos dos Povos Indígenas, que será realizada no dia 1º de agosto, a partir das 16h, no auditório Hesmone Saraiva Grangeiro.

Estarão presentes na conferência, representando a DPE-RR, as defensoras públicas Jeane Xaud, que possui forte atuação em prol dos povos originários em Roraima, Elceni Diogo, que realiza um trabalho de exemplo nacional com a implementação da CAPI Indígena Waimiri Atroari e Lenir Rodrigues, que como professora e deputada estadual atuou dentro das comunidades na defesa dos povos indígenas.

As defensoras atuarão como palestrantes e mediadoras, compartilhando suas experiências e conhecimentos sobre a atuação da Defensoria Pública na garantia dos direitos indígenas.

A defensora pública Jeane Xaud destaca a importância do evento como um espaço de diálogo e construção de soluções para garantir o acesso à justiça dos povos indígenas.

“A Defensoria certamente pontuará o seu papel de porta de acesso à justiça a essas pessoas indígenas, aos povos indígenas e também apresentaremos alguns trabalhos que já realizamos na defesa deles, seja cível ou criminal, ou na defesa das mulheres indígenas em situação de violência. Destacamos também a importância do trabalho junto à justiça itinerante com a documentação para garantir os direitos dos povos indígenas, especialmente no que diz respeito à saúde e ao reconhecimento de uniões”, afirmou.

A defensora Lenir enfatiza a importância da participação indígena na construção das políticas públicas e na atuação da Defensoria Pública como facilitadora na educação em direitos, que se torna uma ferramenta de reflexão na busca desses direitos. 

“A primeira conferência estadual de defesa dos direitos dos povos indígenas vem na perspectiva de ouvir a própria voz indígena, pois não podemos fazer nada sem a presença deles e delas, a voz dos próprios povos originários. Nós estaremos atuando como debatedoras para a facilitação da reflexão em relação a esses direitos”, explicou.

O evento, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), em parceria com a Escola Superior da Advocacia de Roraima (ESA-RR) e a Comissão de Amparo e Defesa dos Povos Indígenas da OAB/AM, reunirá indígenas juristas, autoridades e especialistas para debater temas relevantes sobre os direitos dos povos indígenas.

A conferência contará com a participação de grandes nomes do direito indígena, como Inory Kanamari, primeira advogada indígena do povo kanamari, e Aléssia Tuxá, primeira indígena defensora pública do país. Além disso, o evento terá a presença de líderes indígenas, como Davi Kopenawa e Dário Vitório Kopenawa Yanomami, que abordarão a cosmologia do povo Yanomami e os direitos sociais.

A participação na conferência é gratuita e aberta para a sociedade. As inscrições podem ser feitas pelo link [https://www.even3.com.br/i-conferencia-estadual-de-direito-indigena-478170/](https://www.even3.com.br/i-conferencia-estadual-de-direito-indigena-478170/) ou no dia do evento.

COMPARTILHAR

Skip to content