Foto: ASCOM/DPE-RR
Noivos e noivas trocam juras de amor e selam seus laços com o tradicional beijo.
A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) realizou com grande sucesso mais uma edição do casamento coletivo “Enfim, Casados!”, no dia 10 de maio, no Parque do Rio Branco. O evento, que contou com a parceria do Cartório Loureiro, da Prefeitura de Boa Vista, do Cartório Daniel Aquino e da Justiça Itinerante, superou as expectativas e uniu 252 casais em matrimônio, oficializando seus sonhos de amor e união.
Para o anfitrião, o subdefensor público-geral, Natanael Ferreira, a cerimônia foi marcada pela emoção e alegria dos casais, seus familiares e amigos que prestigiaram o evento. Em um ambiente festivo, os noivos e noivas trocaram juras de amor e selaram seus laços com o tradicional beijo.
“É com imensa alegria que presenciamos a concretização do sonho de tantos casais. O casamento coletivo ‘Enfim, Casados!’ é mais do que um ato legal, é a celebração do amor, da família e da construção de novos projetos de vida. A Defensoria Pública tem a missão de garantir o acesso à justiça e promover a cidadania, e a realização desse evento é um exemplo concreto do nosso compromisso com a população,” frisou.
Foto: ASCOM/DPE-RR
O juiz de paz da cerimônia, Joziel Loureiro, do Cartório Loureiro, afirma que o casamento coletivo é uma iniciativa louvável que contribui para a regularização da vida civil das pessoas e para a formação de novas famílias.
“É uma honra e um privilégio participar de cada edição do casamento coletivo. É emocionante ver o brilho nos olhos dos casais e seus familiares, a felicidade de poder oficializar a união e construir uma nova história juntos. O casamento é uma jornada de amor, companheirismo e superação. Que vocês construam uma vida feliz e plena ao lado um do outro, sempre com o respeito e o diálogo como base da relação,” salientou.
Para Junior Freitas, escrevente do Cartório Daniel Aquino, é fundamental estar lado a lado com a população, e aproveitou o momento para celebrar iniciativas que promovem inclusão social e cidadania.
“É emocionante ver tantos casais realizando o sonho de se casar. Diante dessa multidão de pessoas se casando e buscando organizar a documentação, muitos enfrentavam problemas para regularizar seus papéis. Os cartórios assumem um papel crucial como linha de frente no atendimento ao cidadão, auxiliando na regularização de documentos e na promoção da cidadania,” destacou Junior.
A parceria do evento, a Prefeitura de Boa Vista, mobilizou grandes esforços para que o evento acontecesse de forma atenciosa e bem planejada. O prefeito Arthur Henrique celebrou ver a felicidade estampada nos rostos dos noivos e noivas.
“É uma cerimônia digna e bonita, preparada com muito carinho para cada um desses casais, para que possamos garantir que esse momento fique marcado no coração deles e de sua família por toda a vida. É uma parceria pelo segundo ano consecutivo, e este ano aumentou bastante o número de casais nesse Parque do Rio Branco, que é um grande cartão postal de Boa Vista,” disse o prefeito.
Foto: ASCOM/DPE-RR
A juíza titular da Vara da Justiça Itinerante, Graciete Sotto Mayor, enfatiza a importância do acesso à justiça por meio do casamento, um direito fundamental e um marco na vida dos casais, em um evento que se torna cada vez mais importante para as famílias roraimenses.
“Para muitas pessoas, o casamento civil é algo inacessível devido aos altos custos. O casamento coletivo torna esse sonho possível. Mas o casamento coletivo vai além da cerimônia. É o início de uma nova fase na vida dos casais, marcada por direitos e responsabilidades compartilhadas. Para a Vara da Justiça Itinerante, é uma honra ter participado da história de cada um desses casais através dos processos que tramitaram conosco, pudemos conhecer suas histórias de vida e de amor,” declarou.
A Defensoria Pública do Estado de Roraima agradece a todos os parceiros que contribuíram para o sucesso de mais uma edição do casamento coletivo “Enfim, Casados!”.