A próxima oficina está programada para junho deste ano em outra unidade do CRAS
O evento contou com a presença de adolescentes do Projeto Conviver – FOTO: ASCOM/DPE-RR
A Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da DPE-RR promoveu a primeira oficina do projeto “Iguais em Direitos”, que ocorreu no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), localizado no bairro Pintolândia. O evento contou com a presença de adolescentes do Projeto Conviver, da Prefeitura de Boa Vista.
Conduzido pelo psicólogo da DPE-RR, Ed Luiz, o encontro abordou temas como machismo estrutural, patriarcado e como isso afeta a vida de homens e mulheres, com o intuito de sensibilizar e conscientizar.
“A gente compreende que a educação é fundamental no processo de transformação das realidades sociais e uma dessas formas é buscar essas rodas de conversa, essas oficinas educativas e reflexivas para estruturar essa nova forma de pensamento, dar um novo paradigma de relações de vida entre homens e mulheres”, contou o psicólogo.
Também parceiro do projeto, o CRAS atende crianças, jovens e idosos no grupo de serviço de convivência. A gerente da unidade, Gisele Leitão, ressaltou a relevância de trazer esses assuntos para mais pessoas.
“Essa ação é muito importante no sentido da gente buscar a prevenção da violência, não só tratar depois que a violência aconteceu, como acontece na Casa da Mulher Brasileira, na delegacia e a própria Defensoria, que atende essas mulheres já vítimas de violência”, disse Gisele.
Integrante do Projeto Conviver, o jovem Luan Perez, 17, assistiu à oficina e falou sobre a importância de ter participado do encontro. “Não só para as mulheres como para os homens, foi bom aprender. A gente pode compartilhar essa informação que a gente aprendeu aqui hoje na escola ou em outros lugares”, afirmou Luan.
A próxima oficina está prevista para acontecer em junho deste ano, em outra unidade do CRAS. O objetivo é levar o projeto para todos os centros de convivência do município de Boa Vista.