Atuação itinerante começa em fevereiro e percorrerá nove bairros de Boa Vista
A primeira ação da Carreta acontecerá em fevereiro, de 3 a 7, no bairro Nova Cidade – FOTO: ASCOM/DPE-RR
A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) divulgou o calendário de atendimentos da Carreta dos Direitos para 2025. Nove bairros de Boa Vista serão atendidos ao longo do ano, com início em fevereiro e término em novembro.
“Com a divulgação do nosso calendário, as pessoas que precisarão do serviço já terão, previamente, a data em que a Carreta estará no seu bairro. Isso vai facilitar o planejamento das pessoas para participarem da ação”, explicou a defensora pública Elceni Diogo.
Segundo o defensor público-geral em exercício, Natanael Ferreira, a unidade móvel da DPE-RR é uma iniciativa adicional para que todas as pessoas tenham acesso à justiça e à cidadania.
“A Carreta dos Direitos é fundamental para levar os serviços da Defensoria Pública à população que vive em bairros mais afastados do centro da cidade e em áreas de difícil acesso. Nosso objetivo é fazer com que os serviços cheguem onde as pessoas mais precisam”, pontuou.
CRONOGRAMA: A primeira ação da Carreta acontecerá em fevereiro, de 3 a 7, no bairro Nova Cidade. Em março, atenderá no Pedra Pintada, de 17 a 21, e em abril, de 22 a 25, no bairro Cruviana. Os atendimentos de maio ainda terão a data e o local definidos. Em julho, a Carreta estará no bairro Tancredo Neves, de 14 a 18; em agosto, de 18 a 22, no bairro Raiar do Sol; em setembro, de 8 a 12, no bairro Cidade Satélite; e em outubro, de 6 a 10, no bairro Pintolândia. O encerramento do cronograma será em novembro, de 24 a 28, no bairro Pricumã, na Via das Flores.
DADOS: A Carreta dos Direitos foi entregue à população em julho de 2024, no Palácio do Governo. No ano passado, foram realizadas quatro ações em diferentes pontos da capital, totalizando 1.333 pessoas atendidas.
Outro ponto positivo dessas ações foi a participação de diversas instituições que integraram os atendimentos durante os dias de atividade. Em um único local, além da assistência jurídica, a população foi atendida pela Receita Federal, emissão de RG, Justiça Itinerante, INSS e CRAS, com serviços do CadÚnico.
A Carreta dos Direitos foi viabilizada por emenda parlamentar do deputado federal Defensor Stélio Dener e construída por meio do projeto “Calha Norte”. A unidade móvel conta com climatização e acessibilidade completa, incluindo elevador para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, banheiros, espaço para audiências, terminais de atendimento, sala de espera, copa, internet e gerador de energia.