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IMPACTO SOCIAL: Premiação dos vencedores do 4º Concurso de Redação da DPE-RR acontece nesta terça (10)

 

Tema escolhido para este ano foi “Defensoria Pública e os direitos da população em situação de rua”

A cerimônia ocorrerá às 9h, no auditório da sede cível da DPE-RR, Foto: ASCOM/DPE-RR

 

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) realiza nesta terça-feira (10), a solenidade de premiação do 4º Concurso de Redação, que teve como tema “Defensoria Pública e os direitos da população em situação de rua”. A cerimônia inicia às 9h, no auditório da DPE-RR, localizado na Avenida Sebastião Diniz, nº 1165 – Centro.

Durante a cerimônia de premiação, a DPE-RR entregará aos gestores das escolas participantes um certificado de Honra ao Mérito em reconhecimento ao apoio prestado à realização do concurso. A premiação contemplará os vencedores com valores monetários nas categorias “Aluno(a)”, “Professor(a)” e “Escola”. Para os alunos, o primeiro lugar receberá R$1.500,00, o segundo lugar R$1.000,00 e o terceiro lugar R$500,00 em cada uma das categorias de Ensino Fundamental, Ensino Médio, e nas categorias Indígena.

Os professores responsáveis pelas redações vencedoras também serão premiados, com os mesmos valores de R$1.500,00 para o primeiro lugar, R$1.000,00 para o segundo e R$500,00 para o terceiro.

As premiações de valor monetário nas categorias “Escola Geral” e “Escola Indígena” deverão ser aplicadas em melhorias nas instituições de ensino, com a prestação de contas a ser realizada em até 60 dias.

 

RESULTADOS

A premiação do concurso foi distribuída entre várias categorias. Na categoria Escola Geral, o Colégio Estadual Militarizado Professor Camilo Dias conquistou o primeiro lugar, seguido pelo Colégio Militar Estadual Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges e a Escola Estadual Roraima, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Na categoria Escola Indígena, a Escola Estadual Indígena Jairo Pereira da Silva se destacou, garantindo o primeiro lugar.

Nas categorias de Alunos, as vitórias foram para estudantes das escolas estaduais Ayrton Senna da Silva, Maria de Lourdes Neves, Olavo Brasil, entre outras. O concurso também premiou os professores que orientaram as redações vencedoras, com destaque para a Professora Bruna Karolina Alves de Sousa (Ayrton Senna da Silva) e a Professora Karen Rebecca Camurça do Nascimento (Colégio Militar Estadual de Roraima).

IMPACTO SOCIAL

Com a proposta de despertar a reflexão sobre os direitos humanos, cidadania e os direitos da população em situação de rua, o concurso superou as expectativas, registrando 121 inscrições e a participação de 43 escolas, sendo 19 delas na categoria voltada às unidades escolares.

Este ano, o concurso também se alinhou à campanha da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep): “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”.

O defensor público-geral, Oleno Matos, ressaltou que o tema do concurso foi uma oportunidade para fomentar a conscientização sobre os direitos da população em situação de rua, visando a redução da discriminação e o preconceito.

“A Defensoria Pública tem um papel essencial na garantia dos direitos fundamentais e, por meio deste concurso, buscamos engajar as novas gerações na defesa dos direitos humanos”, declarou.

 

Foto: ASCOM/DPE-RR

 

Vilmar Antônio, coordenador geral da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), destacou a importância do concurso como um instrumento de sensibilização social.

“Este concurso é uma forma de levar a educação em direitos para a sociedade, especialmente para a comunidade escolar, envolvendo não só alunos, mas também pais e professores. Não se trata apenas de escrever uma redação e competir, mas de divulgar o tema e provocar uma reflexão sobre uma realidade difícil e presente não só no nosso Estado, mas em todo o Brasil”, afirmou.

A Defensoria Pública de Roraima reforça a importância da participação da comunidade escolar no concurso, que se tornou uma tradição no calendário educacional do estado, contribuindo para a formação cidadã e o fortalecimento da educação em direitos.

 

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