Por dia, mais de 5 mil pessoas utilizam o sistema de transporte alternativo no estado, FOTO: ASCOM/DPE-RR
O defensor público-geral de Roraima, Oleno Matos, recebeu homenagem nesta sexta-feira (6) da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB/RR), em reconhecimento à sua contribuição para o transporte alternativo intermunicipal. Quando chefe da Casa Civil (2016/2017), Matos foi responsável pela Resolução Normativa nº 002, que regulamentou o setor, beneficiando diariamente mais de 5 mil usuários e fortalecendo o cooperativismo no estado.
Durante o evento, Matos ressaltou a importância das cooperativas para a mobilidade e a economia de Roraima. “As cooperativas são exemplo de como sonhos compartilhados se tornam realidade, conectando municípios e beneficiando milhares de pessoas todos os dias”, disse.
FOTO: ASCOM/DPE-RR
Atualmente, o estado conta com 12 cooperativas organizadas, que operam rotas estaduais e internacionais. Segundo Sílvio de Carvalho, presidente do Sistema OCB/RR, o serviço alternativo alia segurança e atendimento diferenciado. “O vínculo de confiança entre cooperados e passageiros é o diferencial que torna esse transporte uma escolha segura e confiável”, destacou.
A campanha Transporte Legal e Seguro também foi reforçada na solenidade, com a adesivação de novas frotas de táxis intermunicipais, garantindo mais segurança para os passageiros.
Ao final do discurso, Oleno Matos reforçou o compromisso da Defensoria Pública com a sociedade. “É gratificante ver o fortalecimento de um trabalho iniciado há anos e que hoje promove justiça e cidadania para nossa população. Seguimos firmes em nosso propósito de defender os interesses coletivos”, concluiu.
FOTO: ASCOM/DPE-RR
Ampliação das concessões: O vice-governador Edilson Damião, representando o Governo do Estado, anunciou a ampliação do prazo de concessão para transporte intermunicipal de um para quatro anos. “Nosso objetivo é garantir condições adequadas de trabalho aos cooperados e segurança à população. Esses veículos passam por rigorosas inspeções, diferente do transporte clandestino”, afirmou.
A cerimônia contou ainda com a presença de Flamarion Portela, chefe da Casa Civil, representantes de cooperativas e demais autoridades.
FOTO: ASCOM/DPE-RR
FINALIDADE: As cooperativas são sociedades de natureza civil que promovem a gestão democrática e a colaboração entre os associados para alcançar objetivos econômicos e sociais comuns. No transporte alternativo de passageiros, elas representam uma solução que alia economia, qualidade e segurança, conectando pessoas e promovendo o desenvolvimento local.