Atividade ocorreu no auditório da Casa da Mulher Brasileira
A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), por meio da DPE Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, realizou nesta segunda-feira (11) a Oficina “Salão de Defesa”, com profissionais da beleza.
O objetivo do evento foi promover o debate e a capacitação de profissionais da beleza em relação à Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e sua aplicação. Dessa forma, estes profissionais poderão repassar o conhecimento às suas clientes, além de atuar como um elo entre a comunidade e a DPE-RR.
O convite para a oficina aconteceu durante o mês de agosto, quando a equipe da DPE Especializada da Mulher realizou visitas e articulações em salões de beleza no bairro Cidade Satélite.
A titular da Defensoria Especializada da Mulher, defensora pública Terezinha Muniz, avaliou a atividade como positiva e acredita que, agora, as profissionais possuem um domínio maior sobre o assunto.
“Foi um momento muito positivo, na medida em que nós procuramos passar informações, dotá-las de um pouco de conhecimento. A matéria é muito vasta de conhecimento e informações que vão, com certeza, ajudá-las nesse trabalho que elas já fazem. Tenho certeza que elas saíram com um espírito renovado e cheias de vontade de ajudar”, afirmou.
Uma das participantes da capacitação e proprietária de um dos salões de beleza da cidade, Rudiene Araújo, explicou que, para ela, a troca de conhecimento durante a capacitação foi essencial para que pudesse solucionar suas dúvidas.
“Gostei muito da capacitação, consegui tirar muitas dúvidas, como onde procurar ajuda para dar assistência a elas. É uma questão que a gente lida muito no dia a dia, a gente escuta muitos relatos e, às vezes, a gente quer ajudar, mas não tem como procurar, mas agora ficou mais fácil com todo esse conhecimento”, disse.
Foram palestrantes no treinamento a defensora pública e titular da DPE Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, Terezinha Muniz; a chefe do setor de enfrentamento à violência doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e pedagoga, Aurilene Moura; a coordenadora de prevenção, mitigação e resposta à violência de gênero do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Patrícia Barbosa; Ellie Ribeiro, psicóloga e professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR); e Ed Luiz Chaves, psicólogo da DPE-RR.