A unidade está localizada no Centro Administrativo do Governo de Roraima
A partir de hoje, 26 de setembro, a população do município de Iracema passa a contar com uma unidade avançada de atendimento da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). A nova unidade está localizada no Centro Administrativo do Governo de Roraima, na Rua Antônio Rosa, 331, no Centro da cidade.
As instalações foram vistoriadas pelo defensor público-geral, Oleno Matos, que aproveitou a oportunidade para uma conversa informal com as servidoras que atuarão na unidade avançada. Durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas à rotina administrativa e processual, e o defensor Julian Barroso, titular da comarca de Mucajaí, foi anunciado como responsável pela unidade. O presidente da Câmara Municipal, vereador Edinho, também participou da reunião.
Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, por quatro servidoras cedidas, sendo três da Prefeitura de Iracema e uma da Câmara Municipal.
O uso do prédio do Governo Estadual para abrigar as salas da Defensoria Pública demonstra o compromisso do Governo em utilizar eficientemente os recursos públicos, aproveitando as instalações existentes para atender às necessidades da população. Isso não apenas economiza recursos financeiros, mas também agiliza a disponibilização desses serviços vitais para os cidadãos de Iracema.
O defensor público-geral, Oleno Matos, aproveitou a oportunidade para agradecer ao Governo do Estado pelo espaço no Centro Administrativo, ao prefeito Jairo Sousa, que cedeu três servidoras para atuar na unidade, e à Câmara dos Vereadores, que cedeu uma servidora. Ele enfatizou que todos os serviços oferecidos pela Defensoria Pública na capital e em Mucajaí também estarão disponíveis na unidade avançada de Iracema.
“É importante ressaltar que Iracema não possui comarca própria, uma vez que faz parte da comarca de Mucajaí. Portanto, quando houver necessidade de demandas judiciais, todos os pedidos e peças serão encaminhados para o defensor titular de Mucajaí para ajuizamento da ação. No entanto, para outros casos, como acompanhamento de processos, solicitação de segunda via de certidão de nascimento e casamento, bem como conciliação e mediação, todos esses serviços serão prestados aqui, na unidade avançada,” esclareceu Oleno.
Para Oleno, essa é uma grande conquista para a Defensoria Pública, mas, acima de tudo, para a população de Iracema, que se torna o segundo município sem sede de comarca a contar com todos os serviços da Defensoria.
O presidente da Câmara, vereador Edson Pereira, mais conhecido como Edinho, destacou que as instalações da DPE-RR são mais um benefício para o povo de Iracema. Ele expressou seu agradecimento ao defensor público-geral, Oleno, ao defensor Stélio Dener, ao prefeito Jairo e à Câmara Municipal de Iracema, por seu envolvimento nas melhorias para o município.
A coordenadora da unidade avançada da DPE, Kelly Pires, cedida pela Prefeitura Municipal e bacharel em Direito, reforçou seu comprometimento em desenvolver um excelente trabalho em prol das pessoas que necessitam resolver suas questões judiciais. Agora, os munícipes não precisarão mais se deslocar até Mucajaí. Ela afirmou: “Anteriormente, a população de Iracema tinha que se deslocar até Mucajaí para resolver suas questões e entrar com ações judiciais. Agora, com certeza, a disponibilidade desse serviço no município facilitará muito a vida das pessoas, e estaremos aqui como um canal facilitador para elas”.