DPE SOLIDÁRIA: DPE SOLIDÁRIA: Ação DPE-RR atende mais de 2 mil pessoas em um dia

Evento contou com a participação de parceiros, entre órgãos públicos, privados e instituições sem fins lucrativos.

 

 

A terceira edição da ‘Defensoria Solidária’, realizada neste sábado (3), no Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade, encerrou a programação totalizando mais de 2 mil atendimentos.

O evento foi promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) em parceria com diversos órgãos públicos, privados e sem fins lucrativos, como parte da programação que comemora os 23 anos da instituição.

A ação foi realizada com a oferta de mais de 50 serviços gratuitos. Também participaram da organização a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Roraima (Adper) e a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).

Quem aproveitou o evento foi Leudys Pino, de 33 anos, que levou a filha para realizar consulta pediátrica. Na oportunidade, ela agradeceu pelos serviços disponibilizados de forma gratuita na ação. Assim como ela, o pedreiro Rosivaldo Neiva saiu satisfeito da ação, após obter a segunda via da certidão de nascimento por meio do atendimento da Defensoria Itinerante.

“Há muitos anos, eu procurava tirar esses documentos e nunca consegui. Mas através dos meus netos, que estudam nesse colégio, eu tive a oportunidade de estar tirando hoje esse documento, que é muito importante para mim. Há 25 anos, eu não conseguia tirar, não. Mas hoje foi aberta a porta, não só para mim, mas para todos que precisam e não têm condições de tirar um documento. Esse lugar foi uma porta aberta. Para quem colocou essa porta aberta, não há de fechar”, disse, emocionado.

Imagine você procurar apenas uma orientação e sair com sua dúvida solucionada? Foi o caso da professora Laura Kelren Soares da Silva, de 40 anos, que procurou a Defensoria Solidária para ter informações sobre como realizar uma união estável. Em pouco tempo, ela precisou acionar dois amigos para se tornarem testemunhas, pois a união de cinco anos com o analista de sistema Ricardo Jose Diaz Hurtado, 49, seria formalizada no mesmo dia.

“Vim pedir informação sobre união estável e acabei resolvendo a situação. Já saio daqui casada. Fui muito bem atendida, bem orientada. Em menos de duas horas, já resolvi o que seria uma busca de informação e saí com a solução na mão”, comemorou Laura ao lado do marido e dos três filhos.

Por outro lado, Josélia Santos Chaves e Samuel dos Santos procuraram a ação para formalizar o divórcio e ficaram felizes com a agilidade que o serviço foi ofertado pela Câmara de Conciliação. A mulher soube da ação por meio de uma amiga.

"Estávamos há dois anos separados e estamos felicíssimos por essa situação [agilidade no atendimento]. Para mim, está sendo gratificante", disse Josélia.

Para Oleno Matos, defensor público-geral, alcançar esse número de atendimentos foi possível graças ao trabalho dos mais de 100 servidores da DPE-RR e parceiros no evento. Além disso, essa edição superou os números registrados em 2022, quando foram atendidas 1,5 mil pessoas.

“Finalizamos com o sentimento de dever cumprido, sabendo que a Defensoria realizou, em uma ação conjunta, o que faz de melhor: prestar serviços à população e garantir o cumprimento dos direitos de todos e todas”, complementou.

 

Atendimento acessível

A Defensoria Pública é uma instituição garantidora de direitos e, nestes, estão inclusos os direitos da pessoa com deficiência. A acessibilidade foi um dos destaques dessa ação com a presença de intérpretes de Libras, sala para atendimento de pessoas com dificuldades de locomoção, além do cuidado e da atenção prestados à pessoa assistida com deficiência, que fazem parte do atendimento humanizado da DPE-RR.

 

Serviços

Foram ofertados diversos serviços gratuitos, como exames clínicos, ações de cidadania, lazer, imagem pessoal, documentação e orientações jurídicas, principal ponto da mobilização.

Através da participação de instituições parceiras, como o Instituto de Identificação, serviços de emissão de RG foram ofertados; Sesau, com atendimento clínico geral, oftalmológico, ginecológico e vacinação; Receita Federal, com emissão de CPF; Sebrae, com uma oficina sobre “Mídias Sociais”; Femarh, com entrega de mudas de plantas e frutas, e a Liga Roraimense de Combate ao Câncer, com exame clínico de mama (mamografia).

 

 

 

Top