VII ENCONTRO DE MULHERES DA CAPOEIRA: ALUSIVO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

VII ENCONTRO DE MULHERES DA CAPOEIRA

FOTO: ASCOM/DPE-RR


A defensora pública Jeane Magalhães Xaud, membra da Comissão dos Direitos da Mulher e da Comissão Étnico Racial da Anadep, participou, nesse último sábado (11 de março de 2023), do VII Encontro de Mulheres da Capoeira, alusivo ao Dia Internacional da Mulher.
Em sua palestra, Xaud ressaltou a importância de informar meninas e mulheres da capoeira sobre as várias formas de violência praticadas contra as mulheres, ressaltando a invisibilização das mulheres nos espaços de poder.
Ela frisou ser de suma importância a graduação de professoras mulheres na capoeira, como forma de obter, nesse espaço, a tão sonhada igualdade material de gênero, que permitirá o reconhecimento do trabalho de tantas mulheres que estavam presentes no evento e das que ainda vão chegar.

FOTO: ASCOM/DPE-RR


O grupo contou também com a palestra da historiadora Rubi, sobre ‘autoestima da mulher’, e com a oficina de Maculelê e samba de roda, com a Contramestra Batata.
O evento, realizado por Mestre Fofo e outros grupos da capoeira de Roraima, além do Instituto Biriba, está em sua sétima edição e contou com a participação da Contramestre Naira, Professoras Ana, Marcela e Araçá, entre outras, Mestre Caimbé, Mestre Bahia, Mestre Ongira, professores, alunas/os e comunidade.
No final, Xaud, que é corda amarela na capoeira, entrou na roda e jogou Maculelê!

Top