MÊS DA MULHER: DPE-RR promove fórum para discutir combate à violência obstétrica

 

Evento ocorre no dia 10 de março no prédio Cível.

 

FOTO: ASCOM/DPE

Violência obstétrica é um tipo de violência contra a mulher, praticada por profissionais de saúde.

 

Em Alusão ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março - a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) promoverá o I Fórum de Combate à Violência Obstétrica como parte da programação do mês da mulher. O evento é aberto para todos os públicos e ocorre no dia 10 de março das 9h às 13h no prédio Cível, no Centro de Boa Vista-RR.

O evento é coordenado pela Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher e promovido em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

A violência obstétrica é um tipo de violência contra a mulher, praticada por profissionais de saúde, caracterizada pelo desrespeito, abusos e maus-tratos durante a gestação e/ou no momento do parto, seja de forma psicológica ou física.

Este tipo de violência causa na mulher a perda da autonomia sobre seu corpo e sexualidade. A violência obstétrica contribui para a manutenção dos altos índices de mortalidade materna e neonatal no país.

Para a coordenadora do fórum, Terezinha Muniz, toda mulher tem o direito de ser protagonista na hora do parto e ter autonomia total sobre seu próprio corpo, tendo suas vontades e necessidades respeitadas.

FOTO: ASCOM/DPE

“Esse projeto justifica-se pela relevância do tema tratado e pelo potencial da Defensoria Pública do Estado de Roraima, em especial a Defensoria Especializada de Promoção e de Defesa dos Direitos da Mulher, em contribuir para a conscientização das pessoas sobre seus direitos, na medida em que fornece informação especializada, proporcionando o bem-estar da população assistida”, disse.

O evento terá carga horária de 4 horas, contará com aula, palestra e roda de conversa para identificar e conhecer as condutas praticadas por profissionais de saúde que configuram violência obstétrica, além de debater sobre os danos causados às vítimas.

Para interessadas e interessadas, as inscrições para o evento podem ser feitas pelo link ou 30 minutos antes do Fórum: https://www.even3.com.br/i-forum-de-combate-a-violencia-obstetricia-do-estado-de-roraima-316981/

PROGRAMAÇÃO:  o evento está programado para ocorrer uma abertura de contextualização, duas mesas de debates: M1 - Avanços e desafios da gestão: violência institucional x violência obstétrica; M2 - Violência  obstétrica: Práticas baseadas em evidências como ferramenta de prevenção e mitigação; e ao final do evento, os participantes irão assinar uma carta de recomendação.

Top