DE OLHO NA PÓLIO: DPE-RR promove campanha de conscientização contra poliomielite para assistidos

 

Ação ocorre na terça-feira (28), no Prédio Cível; e na quinta-feira (2), no Prédio Criminal

 

FOTO: ASCOM/DPE

 A campanha “De Olho Na Pólio” passará pelo projeto “Diálogo na Sala de Espera”.

 

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), junto à Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep-RR), promove a campanha “De Olho Na Pólio” para conscientizar os assistidos e assistidas sobre a poliomielite, enquanto aguardam atendimento. A ação educativa ocorre na terça-feira (28), no Prédio Cível; e na quinta-feira (2), no Prédio Criminal.

A campanha é uma parceria da DPE-RR com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). As palestras fazem parte do projeto “Diálogo na Sala de Espera” desenvolvido pela DPE.

Os diálogos serão feitos por agentes da Secretaria Municipal de Saúde e com o Ministério da Saúde, que promoverão palestras informativas sobre a importância da vacina, enquanto os assistidos aguardam atendimento na sala de espera.

A campanha tem como alvo toda a população de Roraima, com o objetivo de manter a doença no status de erradicada no Brasil. Para a gerente de pesquisa e extensão da DPE-RR, Safira Sousa, a campanha é importante para que essa doença não volte a afetar as crianças no Brasil.

FOTO: ASCOM/DPE

 

Ela lembra que, para completar o ciclo vacinal, é necessário tomar as três doses. “A nossa campanha visa orientar toda a sociedade para que garanta a imunização com as três doses vacinais nas crianças de dois meses, quatro meses e seis meses de vida. Enquanto os assistidos esperam, eles aproveitam o momento para aprender sobre esse tópico importante”, disse.

POLIOMIELITE: A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A doença permanece endêmica em dois países: Afeganistão e Paquistão, com registro de cinco casos em 2021. Nenhum caso confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

Top