DEFENSORIA DO FUTURO: DPE-RR inicia processo de modernização com lançamento do plano estratégico

 

Programa visa tornar os serviços prestados à população roraimense cada vez melhores

 

O evento ocorreu no auditório principal do Teatro Municipal de Boa Vista - FOTO: ASCOM/DPE-RR

 

Um novo momento na Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) foi iniciado na noite dessa quinta-feira (16), com a apresentação e o lançamento da “Defensoria do Futuro”, programa de modernização do órgão, intitulado planejamento estratégico, desenvolvido por servidores e membros, em parceria com o Instituto Áquila Consultoria.

O evento ocorreu no auditório principal do Teatro Municipal de Boa Vista e contou com a presença de servidores, membros, membras e colaboradores da DPE-RR, familiares, população e autoridades do poder público. Entre os convidados, estavam o secretário estadual de Planejamento e Orçamento, Diego Prandino, no ato, representando o Governo de Roraima, o deputado estadual Isamar Júnior, representando a Assembleia Legislativa, e o deputado federal Defensor Stélio Dener, entre outros.

O programa está pautado no desenvolvimento de melhorias nos três níveis da estrutura da DPE-RR: estratégico, tático e operacional. Para os níveis estratégico e tático, foi elaborada a Gestão Estratégica, que contempla o Planejamento Estratégico 2023 – 2026, em que são apresentados o diagnóstico da instituição, a identidade institucional, os principais objetivos e projetos estratégicos de melhoria a serem implantados, assim como os indicadores e as metas que acompanharão os resultados das ações propostas.

O nível operacional, por sua vez, está associado ao redesenho do processo de atendimento inicial da instituição, bem como à identificação das oportunidades de melhoria. Todo esse processo resultou em cerca de 70 projetos que serão executados por todas e todos para oferecer à população serviços com mais qualidade, excelência, efetividade e rapidez. Neste ano, 27 deles serão implementados. Os líderes de cada projeto também foram apresentados no evento.

Para o defensor público-geral, Oleno Matos, o lançamento da Defensoria do Futuro trouxe um sentimento de gratidão pela dedicação de membros e servidores na construção do planejamento estratégico e, principalmente, sentimento de dever cumprido para com a sociedade.

“O que a gente espera é que, nos próximos meses, possa melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão, que é a maior missão da Defensoria. É aquilo que a Constituição determina, a prestação da ciência jurídica gratuita ao cidadão carente, mas que ela se dê da melhor maneira possível. Com esse planejamento, daremos muito mais celeridade aos atendimentos em todas as esferas, e eu não tenho dúvidas de que a população sentirá as mudanças e, acima de tudo, aprovará os feitos da Defensoria”, afirma o defensor-geral.

“O que a gente espera é que, nos próximos meses, possa melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão", disse defensor-geral - FOTO: ASCOM/DPE-RR

PÚBLICO APROVA INICIATIVA:  

Parceiro da DPE-RR na construção desta nova etapa, o Instituto Aquila atua na consultoria de gestão há 12 anos, tanto no setor privado, como no público. No histórico, há parcerias com as Defensorias Públicas do estado do Amazonas, Rondônia e Tocantins. O sócio consultor da empresa, Fabrício Righetti, elogiou a participação plena dos membros e servidores.

“O planejamento estratégico tem que ser construído assim, com a participação de todos da Defensoria e não o pequeno grupo da alta administração. Os próximos passos agora são a construção dos planos de ação, a definição dos indicadores e a implementação das ações ano a ano. Nós definimos algumas ações estratégicas para 2023 e nos próximos anos, nós vamos fazer as mais complexas, que possam ser entregues daqui a dois, três anos”, explicou Righetti.

"Os próximos passos agora são a construção dos planos de ação, a definição dos indicadores e a implementação das ações ano a ano", sócio consultor da empresa, Fabrício Righetti - FOTO: ASCOM/DPE-RR

Representando o governador Antonio Denarium, o secretário Diego Prandino, afirma que a Defensoria Pública está alinhada aos objetivos de crescimento do estado, que também elaborou um planejamento para os próximos anos, o Roraima 2030.

“A Defensoria vem a calhar muito com o planejamento também do governo com Roraima 2030 e o Poder Executivo é sempre parceiro da Defensoria Pública. Nós queremos uma Defensoria forte, que cresça e que defenda a sociedade, porque uma sociedade defendida, é uma sociedade feliz e também faz um estado melhor para todo mundo”, declarou Prandino.

Eunice Almeida, chefe do Departamento de Recursos Humanos da DPE-RR, que foi escolhida uma das pessoas líderes dos 27 projetos que devem ser aplicados este ano, afirma estar com grandes expectativas.

“É uma construção do zero. Muitas mãos, muitos servidores, dedicando tempo em reuniões, dedicando tempo para elaborar e agora chegou o ponto mais importante, que é colocar em prática e desenvolver esses projetos. É um orgulho participar da Defensoria e ver a Defensoria do Futuro despontando para a sociedade do estado de Roraima”, disse a chefe do DRH.

 O ebook com as metas e análises feitas ao longo de nove meses, pode ser conferido no site da DPE-RR por meio do link: CLIQUE AQUI

Top