71° reunião do Condege cria Grupo de Trabalho para atuar junto a Terra Indígena Yanomami

 

Evento reuniu Defensorias Públicas Estaduais e do Distrito Federal em Brasília

A 71ª reunião do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) realizada, nesta quinta-feira (9/1), pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) em Brasília criou um Grupo de Trabalho para atuar, emergencialmente, junto ao povo da Terra Indígena Yanomami, localizada no Estado de Roraima.

O intuito é atuar com medidas para enfrentar a crise humanitária vivida pelos povos indígenas em razão do garimpo ilegal estabelecendo a dignidade para os moradores da região. Durante o encontro também ficou definida a criação de uma comissão para tratar de ações estratégicas que atendam as demandas dos povos tradicionais, grupos de pessoas que possuem uma cultura diferenciada da cultura predominante local e que mantêm um modo de vida intimamente ligado ao meio ambiente natural em que vivem.

 

Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a 71° reunião do Condege foi de suma importância para definir a atuação das Defensorias Públicas em prol da população da Terra Indígena Yanomami, que vem sofrendo diversos impactos ambientais e sociais. “É um grande prazer receber a 71ª reunião do Condege em Brasília para discutir temas que influenciam a vida de muitos brasileiros. Estamos sempre de portas abertas para para acolher o Condege e todos os Defensores Públicos do Brasil”, destacou.

Os líderes das Defensorias Públicas do país também se reuniram com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A reunião marcada pela DPDF teve como intuito abordar as demandas das defensorias do Brasil.

Condege

O Condege tem como missão formular, coordenar, articular e promover os interesses comuns das Defensorias Públicas Estaduais e do Distrito Federal existentes no país, bem como fomentar uma política institucional, com foco em práticas administrativas e de gestão voltadas ao aperfeiçoamento com o propósito de fortalecer a ordem democrática e garantir o acesso integral e gratuito à Justiça. Os encontros reúnem líderes das Defensorias Públicas de 20 Estados e do Distrito Federal.

Top