RESSOCIALIZAÇÃO: Defensora pública acompanha aula inaugural de projeto de alfabetização na Cadeia Masculina

Ao todo, 60 reeducandos serão alfabetizados no projeto Leitura sem Fronteira.

 

FOTO: ASCOM/DPE-RR

Defensora Paula Regina fez a entrega simbólica do material pedagógico a um dos alunos do projeto

A Cadeia Pública Masculina de Boa Vista (CPMBV) iniciou nesta quarta-feira (13), o projeto ‘Leitura sem Fronteira: O ABC passo a passo’, com o objetivo de alfabetizar 60 detentos da unidade prisional. A aula inaugural foi acompanhada pela defensora pública de Roraima, Paula Regina, atuante junto às varas criminais.

Os alunos são divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde. A primeira, é composta por 29 detentos com mais de 60 anos de idade. As aulas vão acontecer em uma sala reformada pelos próprios detentos, equipada com carteiras, quadro branco e materiais educativos. Eles também contam com uma biblioteca e duas salas de informática.

Para a defensora pública, Paula Regina Castro, o projeto é uma importante iniciativa, pois vai resgatar a dignidade dos reeducandos, começando por aqueles que não são alfabetizados. Durante a cerimônia, a defensora também fez a entrega simbólica do material pedagógico a um dos alunos do projeto.

 “Por consequência [o projeto] também levará a uma reinserção mais rápida através da remissão tanto pelos estudos dos reeducandos que serão alfabetizados, quanto a remissão pelo trabalho para os reeducandos que ministrarão as aulas”, disse a defensora.

Conforme o diretor da CPMBV, Samuel Coelho, apesar de todos os professores do projeto serem reeducandos, o trabalho será coordenado pela direção da unidade e pela Coordenação de Educação Prisional Inclusiva.

“Os reeducandos foram capacitados pelo Instituto Federal de Roraima para estarem atuando como professores da alfabetização, além de, claro, já possuírem formação acadêmica anterior a suas respectivas prisões. Alguns, inclusive, eram professores Universitários”, explicou.

As aulas vão ocorrer em uma sala reformada pelos próprios detentos

Além da defensora Paula Regina, a aula inaugural também foi acompanhada pelo secretário de Justiça e Cidadania, André Fernandes, e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Roraima (OAB-RR), da Secretaria de Educação e Desporto (Seed) e da Secretaria Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (Seedis).

 

ASCOM DPE-RR (095) 991181698/ (095) 9153-6513

 

Top