ARANDU: Primeira revista científica das Defensorias Públicas da região Norte é lançada em Roraima

Revista “Arandu: Norteando Direitos” possui 11 artigos e uma resenha de autores de diversas partes do país

A revista Arandu é editada pelas sete Defensorias da região Norte

O mundo científico-acadêmico jurídico ganhou nesta quinta-feira (16), um novo meio de divulgação com o lançamento da primeira edição da revista científica “Arandu - Norteando Direitos”, desenvolvida pelas sete Defensorias Públicas da Região Norte. A versão on-line já está disponível no site (https://editorial.defensoria.to.def.br/revista-arandu/).

A cerimônia ocorreu em Boa Vista (RR), no auditório da Defensoria Pública Estadual de Roraima (DPE-RR), que ficou responsável pelo editorial da edição de estreia, com a chancela das Defensorias do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

A publicação da revista será anual e, como se trata de uma colaboração das sete Defensorias, cada órgão será responsável por uma edição. A próxima será organizada pelo Acre.

O evento híbrido de lançamento contou com as presenças do defensor público-geral, Stélio Dener, o subdefensor público-geral, Oleno Matos, a defensora pública-geral do Acre, Simone Santiago, o reitor da Universidade Federal de Roraima, José Geraldo Ticianeli e do procurador-geral de Roraima, representando o Governo de Roraima, Jean Michetti, além de outras autoridades e convidados.

Após o lançamento, houve a palestra “O ciclo das vulnerabilidades e as Defensorias Públicas”, ministrada pelo defensor público do Amazonas, Maurílio Casas Maia, que na sequencia foi instalada uma roda de conversa com a defensora Simone Santiago e com o defensor de Roraima, Frederico Leão.

Para Stélio Dener, o lançamento da revista Arandu é a realização de um sonho e acredita que esta e as outras edições vão gerar discussões de teorias que possam ajudar as pessoas assistidas pela Defensoria.

“A revista Arandu vai ser capaz, daqui alguns anos, de levar efetivamente os nossos temas até os lugares mais distantes do Brasil e também, daqui para frente, gerar outras teorias através do nosso trabalho”, disse.

Segundo Oleno Matos, é preciso que a comunidade acadêmica se volte para Defensoria, pois o órgão possui muitos assuntos que precisam ser estudados e discutidos no meio jurídico.

“A Defensoria Pública é uma instituição que tem muito a ser estudado. Tem um material invejável para que nós e todas as nossas universidades possam trabalhar o nosso público alvo, sejam professores, sejam alunos”, acrescentou.

O defensor Ronnie Garcia, chefe do Ceaf (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional), órgão da DPE-RR que esteve diretamente envolvido na construção da revista, destaca que a Arandu será importante para agregar e divulgar os pensamentos da região Norte.

“Essa revista tem uma suma importância para a região norte e para as Defensorias daqui, porque ela vai agregar o pensamento e as publicações de teses vinculadas a região norte. Então os defensores e os acadêmicos que vão publicar os seus artigos vão ter uma visão mais localizada, mais regionalizada e isso vai ajudar no desenvolvimento inclusive das teses institucionais da Defensoria Pública”.

Nesta primeira edição, a revista Arandu contém 11 artigos científicos e uma resenha de autores de diversas partes do país, incluindo membros de Defensorias Públicas, Ministério Público, advogados e professores.

ASCOM DPE/RR (095) 91181698 / 3623-1615

Top