COMBATE AO MACHISMO: Defensoria atende de forma presencial reeducandas da Cadeia Pública Feminina

Foram ofertados atendimentos como consulta processual e expedição de ofício durante a ação promovida pelo Sinter


As mulheres encarceradas puderam conversar com a equipe da DPE-RR e consultar seus processos.


Mulheres encarceradas na Cadeia Pública Feminina, localizada no bairro Asa Branca, em Boa Vista-RR, receberam nesta segunda-feira (13) serviços jurídicos da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), em ação organizada pelo departamento de mulheres do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter).
Os serviços fizeram parte da programação do projeto "Turma sem Machismo - Educando pela Igualdade", do Sinter, que tem o objetivo de gerar reflexões e promover o combate de práticas machistas e violência contra mulheres e meninas.

A DPE-RR foi representada na ação pelo defensor público Frederico Leão, que atua na Execução Penal. Segundo ele, foram ofertados atendimentos como consultas processuais, expedição de ofício para obtenção de informações e requerimentos administrativos para direção da unidade prisional e Vara de Execução Penal.
“A iniciativa foi do Sinter, que vem organizando essa atividade desde meados de 2019, mas por força da pandemia, não foi possível concretizar a atividade até então. E hoje, em parceria com o Sinter, a Defensoria Pública trouxe esses serviços para as mulheres presas na Cadeia Pública Feminina”, disse o defensor.

A professora Antonia Pedrosa, diretora do departamento da mulher trabalhadora em educação do Sinter, explicou que a campanha foi levada para dentro da cadeia, pois a violência contra a mulher assola a sociedade e precisa ser discutida em todos os ambientes. Na ação também foi feita a entrega de kits de higiene arrecadados em doação.

“Lançamos a campanha para que meninas e mulheres identifiquem os diferentes tipos de violência que acontecem no dia a dia, e em qualquer ambiente que estejamos enquanto mulheres. Então, é preciso conhecer para que se possa combater e denunciar, caso tenha necessidade”, complementou.

DPE ZAP: A população pode ter acesso aos serviços oferecidos pela Defensoria Pública pelo atendimento virtual do DPE ZAP, feito por meio do WhatsApp, nos telefones (95) 98104-2048 - Cível e Familiar / (95) 98104-2195 - Criminal. Mais informações podem ser obtidas nos canais oficiais de comunicação da DPE.

ASCOM DPE (95) 36231615 / 991181698.

Top