MULHERES EMPODERADAS: Defensoria Especializada lança projeto voltado às usuárias dos serviços da instituição

Serão encontros periódicos com rodas de conversas temáticas

 

O encontro ocorre nesta sexta-feira (12), no auditório da Defensoria Pública.

A Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, por meio da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), lança o projeto: Grupo Reflexivo Despertando Guardiãs, voltado para as usuárias dos serviços da instituição. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (12), no auditório da Defensoria. Os demais encontros iniciam a partir do mês fevereiro de 2022.

A DPE Especializada trará encontros temáticos mensais em roda de conversa, trabalhando a autoestima e a dignidade através de práticas sociais, preservação da saúde mental e psicológica, hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, autoconhecimento, amizade, entre outros assuntos. A primeira roda de conversa trará o tema “Mulheres como agentes de transformação - saúde e ressignificação do eu”.

Com intuito de promover o amplo debate sobre Educação em Direitos, a Defensoria trouxe como convidados palestrantes: a assistente social, Débora Gomes Nóbrega, especialista em Educação para a Saúde e Direito da Criança e do Adolescente; a fisioterapeuta, Karol Queiroz, Especializada em Uroginecologia e Sexologia Clínica; o médico especialista em ginecologia e mastologista, Frutuoso Lins Cavalcante; e o fisioterapeuta, André Faria Russo.

A mediação do evento será coordenada pela defensora titular e chefe da Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, Terezinha Muniz. Conforme a defensora, a intenção é contribuir para o empoderamento da mulher, além de oportunizar amplo debate em torno de eixos temáticos, buscando definir princípios básicos norteadores de políticas públicas dirigidas às mulheres.

“A nossa proposta é abrir um espaço de fala e escuta para a flexibilização da narrativa da própria mulher. Será um espaço de acolhimento e escuta que proporcionará apoio e fortalecimento emocional e psicológico, para que ela também seja um agente de transformação social”, destacou Terezinha.

RODA DE CONVERSA:  a pretensão é realizar encontros mensais. Cada reunião deverá ter uma dinâmica relacionada a um tema específico, levantando pontos pertinentes a serem discutidos, enriquecidos com a experiência pessoal de cada participante. O encontro terá duração de duas horas. O projeto do grupo reflexivo é que seja fechado e voltado exclusivamente às mulheres usuárias dos serviços da DPE-RR.

 

ASCOM DPE (095) 3623-1615 / 991181698

Top