ESTÁGIO FORENSE: últimos dias para a inscrição para o processo seletivo da DPE-RR

O certame é voltado para estudantes do curso de Direito a partir do 6º semestre

Interessados e interessadas em estagiar na Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), restam poucos dias para terminar o período de inscrição no 15º processo seletivo para estágio forense. O prazo de inscrição segue até a próxima segunda-feira (26).

 Poderão participar do seletivo os acadêmicos do curso de Direito a partir do 6º semestre. Todas as informações do edital estão disponíveis no site da instituição (www.defensoria.rr.def.br). As inscrições podem ser realizadas exclusivamente na página inicial do site da DPE-RR, clicando no banner de inscrição. 

O candidato deverá ler atentamente o edital e atender todos os requisitos solicitados. Além de preencher o formulário de inscrição, devem marcar a opção em que se responsabiliza pela veracidade das informações prestadas e anexar os documentos necessários no formato digital PDF. Como todos os anos, não haverá taxa de inscrição.

O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 20 vagas e formação de cadastro de reserva na Defensoria da capital Boa Vista.

Vaga para pessoa com deficiência: a cada 10 candidatos aprovados e convocados, 9 serão da listagem geral e 1 da lista de aprovados, que destina-se, exclusivamente, às pessoas com deficiência, observando-se a ordem de classificação e o prazo de validade do processo seletivo. Portanto, haverá duas listas de formação sendo uma para ampla concorrência e outra para candidatos com deficiência.

A jornada de estágio será de 4 horas diárias e terá duração de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. O estagiário receberá mensalmente uma bolsa-auxílio no valor do salário mínimo vigente e auxílio-transporte.

A acadêmica do curso de direito do 7º semestre, Laura Yasmin dos Santos, de 20 anos, já efetuou a inscrição e agora está na expectativa para a classificação. “Espero muito passar nesse seletivo, quero adquirir experiência na minha área e vivenciar na prática tudo o que aprendemos em sala de aula, por isso me inscrevi o mais rápido possível", declarou a estudante.

De acordo com o subdefensor público-geral, Oleno Matos, coordenador-geral do seletivo, os candidatos não devem deixar a inscrição para última hora. “Aos candidatos que desejam ingressar em uma das vagas de estágio na Defensoria, reconhecida nacionalmente como o melhor lugar para se estagiar, esta é a hora certa”.

PREMIADA: Este ano, a DPE-RR venceu em primeiro lugar na categoria Organização Pública Estadual o Prêmio CIEE, e foi reconhecida pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) como um dos melhores programas de estágio do país.

Segundo o subdefensor, os candidatos selecionados poderão acompanhar todas as atividades judiciais e extrajudiciais, além de participarem do melhor programa de estágio.

“Os nossos futuros estagiários aprenderão de tudo um pouco, desde o exame de autos e documentos, realização de pesquisas, organização de notas e fichários, controle do recebimento e devolução de autos, bem como a participação das audiências e sessões do Tribunal do Júri e Tribunal de Justiça como ouvintes”, detalhou Matos.

CLASSIFICAÇÃO: Respeitando o atual cenário pandêmico, não haverá prova. A avaliação do histórico escolar será considerada para efeitos eliminatórios e classificatórios, conforme o item 6 do edital.

 

ASCOM DPE

Top