ITINERANTE: População indígena recebe atendimento e orientação da Defensoria

Mais de 200 pessoas atendidas em Normandia e na comunidade Raposa I

Durante todo o dia 19 de junho, sábado, a Defensoria Pública Itinerante prestou atendimento e orientação jurídica aos moradores da sede de Normandia, comunidade Raposa I e quem vive em torno do Lago Caracaranã. Foram mais de 200 pessoas atendidas. Ainda na ação, pessoas que solicitaram certidão de nascimento, antes da pandemia, tiveram a oportunidade de receber o documento em mãos pela equipe defensorial. 

As demandas mais procuradas foram emissão da 2ª via de Registro Civil, alimentos e divórcio. O defensor público-geral, Stélio Dener, que acompanhou de perto a atividade, falou da importância da ação. “Nosso objetivo em ações desta natureza é atender pessoas com dificuldades de ir até o prédio da Defensoria e, principalmente, os que têm dificuldades no atual atendimento remoto”, explicou.

Antes da pandemia dar essa reviravolta no mundo, a DPE Itinerante tinha feito uma ação em Normandia, e muitas pessoas solicitaram 2ª via da certidão de nascimento. Nesse sábado (19), quem visitou o estande da DPE, saiu feliz com o documento em mãos. “Foi bonito de ver nos olhos das pessoas o ar de satisfação segurando o documento. A Certidão é o primeiro documento que assegura os direitos básicos de uma pessoa, pois é a partir dele que se comprova a cidadania”, comentou Dener. 

O assistido Raildo Raposo, morador de Normandia, diz que assim que soube da ação resolveu aproveitar para buscar a 2ª via da certidão.  “Agradeço a Defensoria por entregar o meu documento. Estou muito feliz por essa conquista”, comemorou.  

Quem também agradeceu por receber a certidão foi Joceneide de Sousa, dona de casa. “Estou muito feliz por receber hoje a minha certidão e da minha filha. Agradeço a Deus pela ajuda da Defensoria de chegar esse registro, vai me ajudar e muito. Com ele poderei regularizar a minha 2ª via do RG”, disse agradecida.  

Já o morador de Normandia, Valmir Ramos, que precisava resolver uma situação jurídica cível, comentou que a orientação recebida foi de suma importância. “Precisava resolver uma pendência e a vinda da Defensoria à nossa região facilita a nossa vida e evita que a gente gaste em tempo de pandemia. Fui bem atendido, consegui resolver a minha vida e espero que mais pessoas consigam sanar os seus problemas”, complementou. 

Além da Sede, mais de 30 pessoas foram atendidas no Lago Caracaranã e mais de 50 pessoas na comunidade Raposa I.  O defensor público-geral, Dener, contou com o suporte técnico de servidores e assessores jurídicos para fazer acontecer os atendimentos e as orientações.  

CONTINUAM: Os atendimentos da Defensoria Itinerante continuam na região do Uiramutã na próxima semana de junho. Os interessados devem estar munidos dos documentos pessoais para a efetivação da orientação.

O grupo da Defensoria Pública do Estado (DPE) atende desde pensão alimentícia, execução de alimentos, divórcio, reconhecimento de paternidade, guarda de menores, retificação de certidão de nascimento e de casamento, tutela a alvará judicial.



ASCOM DPE

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