MEDIAÇÃO FAMILIAR: Defensorias têm curso com um dos mais reconhecidos mediadores do mundo

A aula inaugural virtual ocorreu nessa segunda-feira (19), às 15h, via Zoom

O curso versará sobre princípios teóricos e práticos da mediação nas Defensorias Públicas.

 

Desenvolver uma cultura de paz e diálogo, com foco na atuação extrajudicial de resolução consensual de conflitos é o principal objetivo dos cursos em “Medição Familiar” e em “Princípios Teóricos e Práticos da Mediação nas Defensorias Públicas”. Ao todo, serão 84 alunos, sendo 29 pessoas só de Roraima. A aula inaugural do curso aconteceu nessa segunda-feira (19), às 15h30, horário de Brasília, pela plataforma Zoom.  

A formação, cuja carga horária é de 90 horas/aula distribuídas em 28 encontros virtuais, é promovida pelo Colégio Nacional de Defensores Públicos (CONDEGE) e pelo Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal (IMAP).

Na aula virtual estavam mais de 100 pessoas. Além dos cursistas, formadores e realizadores, membros do GT de mediação do Condege, membros da Comissão De Métodos Consensuais de Tratamento de Conflitos do Condege e defensores públicos-gerais.

A primeira turma do curso nacional terá representantes de dez Defensorias Públicas Estaduais do país, que serão: Roraima, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, Goiás, Pernambuco e Minas Gerais. A iniciativa busca qualificar integrantes de todo Brasil nos assuntos teóricos e práticos necessários para a atuação na área de conciliação e mediação.

Segundo a defensora pública de Roraima, Elceni Diogo, titular da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), o curso potencializará ainda mais a atuação de membros e servidores das Defensorias. “Nossa expectativa é que sejam momentos transformadores para os participantes. Esse é o marco de um novo despertar para as Defensorias Públicas brasileiras, para uma de suas mais emancipadoras funções: a resolução consensual de litígios”, enfatizou.

     O conteúdo programático da capacitação contempla vários temas, que vão desde namoro, filhos, expectativas, frustração, mediação emancipadora e responsável, necessidades de cada membro da família, a violência na família, o poder de gênero, desequilíbrio, entre outros assuntos. 

Segundo um dos coordenadores da formação, Juan Carlos Vezzulla, os serviços prestados pela Defensoria à população coincidem com os princípios da mediação e preocupação humanista.

Vezzula é psicólogo, argentino, cofundador dos Institutos de Mediação e Arbitragem do Brasil e de Portugal – (IMAB e IMAP) e da AssMedCom de Génova, Itália – Presidente Científico do IMAP – Formador de mediadores e de formadores em mediação em países de América Latina, Europa e África – Consultor em mediação da ONU, do PNUD, do EUROsociAL, da União Europeia e dos Ministérios da Justiça de Angola,

O curso será ofertado por videoconferência e será finalizado no dia 22 julho. Os participantes com aproveitamento receberão certificados fornecidos pelo IMAP.

METODOLOGIA - O curso terá um corpo docente de referência internacional na formação de mediadores. As aulas serão coordenadas também pelo Pedro Morais Martins.

Conforme Martins, a mediação é o espaço de diálogo conjunto não se limitando a um mero formalismo procedimental. “É uma cultura transformadora dos modos relacionais a serem adotado pelas pessoas, pelas famílias, pelos estados, para dinamizar uma construção conjunta do bem-estar social pautado pela emancipação em relação a terceiros e pela responsabilidade para construírem um futuro satisfatório tendo consciência da transcendência dos seus atos”, ressaltou

 

ASCOM DPE (095) 3623-1615

 

 

--

Top