EM RORAINÓPOLIS: Instituição que promove acessibilidade terá assistência jurídica da Defensoria

A Associação Brilhante Estrela da Manhã ajuda mais de 300 pessoas com deficiência, entre crianças, adolescentes e adultos

Acesso à justiça gratuita para todos: a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) acredita nisto e não mede esforços para levar orientação e assistência a quem precisa.  Em mais uma ação de levar garantia de direitos, o defensor público-geral, Stélio Dener, visitou a Associação das famílias e pessoas com deficiência “Brilhante Estrela da Manhã”, localizada no município de Rorainópolis, no sul do estado.  

A visita fez parte da agenda de compromissos do defensor público-geral no município, ocorrido no dia 6. Além de conhecer o trabalho prestado pela instituição social, a ida do defensor rendeu várias orientações jurídicas aos assistidos de Rorainópolis.  

Dener conta que o trabalho da Associação é fundamental para a promoção da acessibilidade. “O objetivo da visita, antes de mais nada, é se aproximar da realidade e entender as necessidades das usuárias e usuários. A Defensoria Pública firma seu compromisso para garantir assistência a esse público. Estamos à disposição para fazer o que tiver ao nosso alcance para levar a garantia de direitos”, disse.  

A Associação Brilhante Estrela da Manhã ajuda mais de 300 pessoas com deficiência, entre crianças, adolescentes e adultos. No local são prestados serviços de atendimento psicológico, fisioterapêutico e fonoaudiologia. A instituição presta também assistência social para marcação de consultas médicas e ajuda de custeio (como passagens e alimentação) de famílias que não têm como se deslocar do município até a capital para solicitar atendimento.

A coordenadora geral da instituição, Raíza de Andrade Nogueira, explica as dificuldades de conseguir atendimentos e ressalta a importância da assistência jurídica. “ O defensor se colocou totalmente à disposição para prestação de serviços jurídicos em relação às crianças e à garantia de benefícios. Muitas vezes o atendimento é negado, às vezes temos crianças que precisam de atendimento fora de domicílio e é uma burocracia muito grande. A assistência jurídica ajuda bastante”, ressaltou Raíza.

MAIS SOBRE BRILHANTE ESTRELA DA MANHà– A Associação Brilhante Estrela da Manhã de Rorainópolis foi fundada há 8 anos pela moradora do Município Maria de Andrade, e se mantém através de doações locais e de instituições públicas. Anualmente, atende de 300 a 350 pacientes. Os serviços de psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia são prestados voluntariamente por servidores do próprio município uma vez por semana. Por conta da pandemia, esses serviços estão suspensos temporariamente. No entanto, os agendamentos de consultas médicas permanecem.

 

ASCOM DPE 

Top